Fortaleza ocupa a primeira posição nacional no eixo Empreendedorismo no Ranking Connected Smart Cities 2023, divulgado nesta segunda-feira (4), em São Paulo. O secretário do Desenvolvimento Econômico da Capital, Rodrigo Nogueira, representou o prefeito José Sarto (PDT) na cerimônia.
“Isso demonstra, mais uma vez, que a política pública da Prefeitura de Fortaleza, que é de acreditar no pequeno empreendedor – que gera sete em cada dez empregos -, acreditar em qualificação profissional e crédito orientado vem dando muito certo, com oportunidade para todos. Por isso Fortaleza é o maior PIB do Nordeste, a capital que mais gera empregos nas regiões Norte e Nordeste, com saldo de 91 mil empregos com carteira assinada só na gestão do prefeito José Sarto”, avalia o secretário.
Conforme o prefeito, o prêmio é um grande reconhecimento aos esforços da Prefeitura de Fortaleza para inovar e promover o desenvolvimento da cidade com inclusão social.
“Estamos investindo fortemente em políticas públicas que vêm transformando a vida dos fortalezenses. O primeiro na categoria empreendedorismo traduz a capacidade e vocação para o trabalho da nossa gente, mas também é resultado de uma política pública séria e consistente para desburocratizar serviços e realizar ações de incentivo fiscal, contribuindo com um bom ambiente de negócios na Cidade”, ressalta.
O Centro de Convenções Frei Caneca sedia a 9ª edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, realizado hoje e amanhã (5), que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking, do Selo e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, e traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades.
O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2023, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, de acordo com o CENSO IBGE 2022. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2023 do estudo conta com 74 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.
O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.
“Há nove anos a Plataforma Connected Smart Cities congrega todo o ecossistema para a discussão eficiente e prática da transformação das cidades brasileiras em cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Hoje construímos uma comunidade com o ideal comum para a melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros, com esforços conjuntos entre todos os atores: poder público, empresas, academia, entidades e sociedade civil”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.
VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO
O primeiro lugar em Empreendedorismo foi para Fortaleza (CE); Urbanismo: Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde: Vitória (ES); Educação: Jaguariúna (SP); Segurança: Santana de Parnaíba (SP); e Governança: Niterói (RJ).
PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES
O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã (5), a partir das 09h30.
SELO CONNECTED SMART CITIES
O Selo Connected Smart Cities reconhece as boas práticas no desenvolvimento de cidades mais inteligentes, considerando 6 dimensões de análise, como: ecossistema de inovação, maturidade de parcerias, planejamento de cidades inteligentes, infraestrutura e serviços TIC, governança, dentre outros. A apresentação e reconhecimento das cidades também acontece amanhã (5), a partir das 09h30, em painéis com prefeitos e secretários envolvidos na pauta.