A Academia Brasileira de Cinema anunciou, nesta terça-feira (5), os seis filmes pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2024. Dentre eles, está o filme “Estranho Caminho”, do cineasta cearense Guto Parente.
O longa conta a história de um jovem cineasta que visita sua cidade natal, é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia, e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.
O filme tem sido muito aclamado entre os críticos, e recebeu quatro prêmios no Tribeca Festival 2023, nos EUA, um dos mais importantes do circuito de cinema independente: de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Performance.
Por enquanto, o longa filmado em Fortaleza só foi exibido em festivais nos Estados Unidos, México, Portugal, Espanha e Egito. Ele tem previsão de estreia no Brasil para este segundo semestre.
O anúncio final do escolhido à submissão ao Oscar será anunciado no dia 12 de setembro. Confira a lista dos pré-selecionados:
- Retratos Fantasmas (Kleber Mendonça Filho)
- Pedágio (Carolina Markowicz)
- Noites Alienígenas (Sérgio de Carvalho)
- Nosso Sonho (Eduardo Albergaria)
- Estranho Caminho (Guto Parente)
- Urubus (Claudio Borrelli)