A partir de 2024 a Europa vai passar a cobrar uma taxa para que turistas possam adentrar em seus países. Os viajantes terão de pagar uma taxa de 7 euros, cerca de R$ 36,91 na cotação atual. A solicitação será feita através de um sistema eletrônico de autorização de viagem criado pela União Europeia.
O pagamento da taxa será feito no Sistema Eletrônico para Autorização de Viagens (ETIAS). Segundo o bloco europeu, o Etias busca ampliar a segurança nas fronteiras e rastrear digitalmente os viajantes. A medida vale para países que hoje têm regime de isenção de visto, como o Brasil.
Quando aprovada, a autorização terá validade de 3 anos, podendo ser usada para viagens curtas, de até 90 dias. A permissão vale para quem entra no bloco com fins comerciais, turísticos, médicos, etc. Para aqueles que desejam trabalhar ou estudar deve ser feita a emissão do visto apropriado.
Como funciona a solicitação?
A solicitação é feita por meio de um formulário. Nele, será necessário o preenchimento de dados pessoais e responder a um pequeno questionário. Será necessário informar o nome do país-membro da União Europeia de chegada – e será obrigatório entrar na Europa através do país ETIAS selecionado.
Finalizado o preenchimento, é necessário realizar o pagamento da taxa em euros.
O pedido será processado e, ao ser aprovado, o viajante receberá a confirmação e a sua isenção de visto ETIAS por e-mail. Caso o pedido seja negado, é enviado um e-mail ao solicitante explicando o motivo da recusa.