A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, que está cumprindo agenda governamental no Marrocos, afirma ter sentido o forte terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter que atingiu o centro do país africano na noite desta sexta-feira (8).
O terremoto começou pouco depois das 23h (horário local), e o epicentro ficou a cerca de 72 km a nordeste da cidade turística de Marrakesh, onde a comitiva cearense se encontra para participar da X Conferência Internacional de Geoparques da Unesco.
“Aqui em Marrakesh, no Marrocos, fomos surpreendidos com um terremoto de magnitude 7, de acordo com o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências. Toda nossa comitiva do Governo do Estado do Ceará está bem e em local seguro, seguindo os protocolos de segurança”, escreveu Romero nas redes sociais.
Segundo balanço preliminar do Ministério do Interior do Marrocos, divulgado por uma TV estatal, o tremor deixou ao menos 820 mortos e 672 feridos. Este foi o terremoto mais forte a atingir a região nos últimos 100 anos, pelo menos, estima o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Agenda no exterior
Na X Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, o Ceará deve apresentar a candidatura do Araripe Geopark Mundial para sediar a XI Conferência Internacional de Geoparques Mundiais, no Cariri. O evento congrega participantes de 195 geoparques, de 48 países.
Ainda na agenda no exterior, a vice-governadora Jade Romero deve seguir para Madrid, na Espanha, onde conhecerá iniciativas sobre o Sistema de Monitoramento Integral para os casos de Violência de Gênero (VioGen), além de outras ações relativas a esta pauta.