MENU

Documentário “Retratos Fantasmas” é escolhido para representar o Brasil no Oscar

Filme de Kleber Mendonça Filho concorria com outros cinco pré-selecionados, entre eles o longa “Estranho Caminho”, do cearense Guto Parente.
Revisitando os grandes cinemas do século 20, “Retratos Fantasmas” traz o centro da cidade do Recife como personagem principal. (Foto: Divulgação)

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou, nesta terça-feira (12), o filme “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho (conhecido por filmes como Bacurau e Aquarius), como o representante do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2024.

O filme concorria com outros cinco pré-selecionados entre 28 longas brasileiros. Também estavam competindo os filmes “Estranho Caminho”, do cearense Guto Parente; “Noites Alienígenas”, de Sergio Carvalho; “Nosso Sonho – A História De Claudinho E Buchecha”, de Eduardo Albergaria; “Pedágio”, de Carolina Markowicz; e “Urubus”, de Claudio Borrelli.

“Retratos Fantasmas” traz o centro da cidade do Recife como personagem principal, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século 20. Com 91 minutos, a obra é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem.

Em Fortaleza, o filme segue em cartaz nos cinemas do Dragão do Mar e do Shopping Benfica. Vendas pelo site Ingresso.com e nas bilheterias físicas. No Cineteatro São Luiz, uma pré-estreia aconteceu no dia 21 de agosto, com presença de Kleber Mendonça.

Histórico do Brasil no Oscar

Esta é a segunda vez que o diretor Kleber Mendonça Filho tem um filme seu escolhido para representar o Brasil no Oscar. Em 2013, a Academia Brasileira de Cinema já havia indicado O Som ao Redor para a disputa, mas o filme acabou ficando de fora da lista divulgada pelo Oscar. 

Ter sido escolhido como o representante brasileiro ao Oscar não significa que o filme já terá garantida uma indicação ao prêmio. Cada país indica um filme como seu representante para a disputa. O Oscar analisa essas indicações e faz uma pré-seleção, que será anunciada no dia 21 de dezembro. 

O anúncio oficial dos filmes que, de fato, vão concorrer ao principal prêmio do cinema mundial será feita no dia 23 de janeiro de 2024. Já a cerimônia do Oscar está marcada para acontecer no dia 10 de março de 2024.

O último filme brasileiro a ganhar uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro foi Central do Brasil, de Walter Salles. No entanto, o último filme brasileiro a ser indicado ao Oscar, mas na categoria de melhor documentário em longa-metragem, foi “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, que concorreu em 2020.

O primeiro filme brasileiro a concorrer na categoria de melhor filme estrangeiro foi O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, em 1963. Depois vieram O Quatrilho, de Fábio Barreto (1996); O Que É Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto (1998); e Central do Brasil, de Walter Salles (1999). Nenhum deles foi premiado.

O Brasil também obteve diversas indicações ao Oscar por outras categorias como animação, canção, atriz, direção, fotografia e roteiro adaptado, entre outros. Mas o mais famoso prêmio do cinema mundial nunca escolheu o Brasil como vencedor.

Com informações da Agência Brasil.

55
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

NOTICIAS-7 (3)_Easy-Resize.com
Diversão/Cultura
Pabllo Vittar retorna a Fortaleza em novembro para o Baú da Taty Girl
NOTICIAS-7 (2)_Easy-Resize.com
Diversão/Cultura
Katy Perry entra no reality 'Estrela da Casa', dança funk e dá dicas aos participantes
Design sem nome - 2024-09-18T130049.943
Diversão/Cultura
No Brasil para apresentação no Rock in Rio, Will Smith é recebido com 'banquete' nordestino
Design sem nome - 2024-09-18T085125.573
Diversão/Cultura
Usuários relatam volta do aplicativo X no Brasil nesta quarta-feira (18); entenda 
logo-urbnews-redondo