Nesta sexta-feira (15) é comemorado o Dia do Cliente. A data visa homenagear consumidores e, embora possa ser celebrada por algumas empresas com ofertas/promoções, nem tudo são flores quando olhamos para algumas mazelas que rondam o dia a dia dos consumidores, sobretudo golpes online de criminosos.
Segundo um levantamento da PSafe, empresa especializada em cibersegurança, só entre janeiro e maio de 2022, foram detectados mais de 3,4 milhões de tentativas de golpes financeiros no Brasil pela internet – uma média de 22,5 mil por dia e cerca de 930 por hora.
Outra pesquisa, desta vez realizada pela pela plataforma de compra e venda online OLX e pela AllowMe, ferramenta de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, apontou que os golpes online aplicados no Brasil durante 2022 causaram um prejuízo estimado de R$ 551 milhões aos brasileiros.
A cada hora, foram mapeadas, em média, 17 tentativas de fraude envolvendo os dispositivos eletrônicos, como celulares ou computadores. Do total de fraudes registradas no país, 57% envolveram o “Golpe da Compra Confirmada”, um aumento de 75% dos casos, comparado a 2021.
O especialista em cibersegurança, Ismael Júnior, afirma que uma das primeiras observações que o usuário deve fazer para saber se o site de compras online é seguro é “verificar se o site começa com “https” e verificar no navegador se aparece o cadeado ao lado do site”, diz.
Existem ainda alguns sinais de que um site de compras on-line pode ser uma fraude. “Quando a escrita do site está incorreta Falso: https://www.g00gle.com Verdadeiro: https://www.google.com. Quando tem muita propaganda, erros ortográficos. Pendem informações além das necessárias para realizar a compra como número da Agência,Conta, nome do banco e ‘senha’”, pontua.
Ismael cita algumas práticas que o cliente pode utilizar a fim de proteger suas informações financeiras durante compras na internet:
- Validar o site;
- Verificar os comentários de outros compradores;
- Ficar atento ao tipo e quantidade de informações;
- Usar sempre ao aplicativo oficial da instituição;
- Usar de preferência seu plano de dados;
- Evitar usar wi-fi público (bares, praças, shopping).
O especialista também destaca algumas dicas que podem ser úteis para que o usuário possa driblar os golpes financeiros que estão à espreita na internet. Veja:
- Sempre muita atenção e calma no processo de compra;
- Ficar atento aos valores de produtos muito abaixo do de mercado;
- Não passar informações além das necessárias para a compra;
- Na dúvida não forneça informações e nem compre;
- Se caiu ou acha que caiu num golpe registre um boletim de ocorrência e entre em contato com sua instituição financeira.
Outro ponto importante a ser considerado é a criptografia, segundo Ismael. “Quando o site começa com “https” e tem o cadeado é uma garantia que toda a comunicação entre seu computador e o site de compras está criptografado, ou seja, o fraudador não poderá ler as informações que estão passando”, finaliza.