MENU

Presidente Lula participa da Assembleia Geral das Nações Unidas pela oitava vez

O presidente do Brasil fará o discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York (EUA), nesta terça-feira (19).
A declaração foi feita durante entrevista no hotel em que o presidente ficou hospedado em Adis Abeba, a capital da Etiópia. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, já se encontra em Nova York (EUA) para participar da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece entre os dias 16 e 21 de setembro, na sede da ONU, onde ele fará o discurso de abertura nesta terça-feira (19).

É tradição na principal reunião de líderes mundiais que o governante brasileiro dê início às discussões, seguido pelo presidente americano. Esse privilégio é concedido desde 1955, por razões que incluem o reconhecimento do diplomata Oswaldo Aranha, que presidiu a histórica assembleia na qual foi aprovada a criação do Estado de Israel, em 1947.

Esta será a oitava vez que o presidente Lula abrirá uma Assembleia Geral da ONU. Ao longo de seus dois mandatos anteriores, ele participou do evento todos os anos entre 2003 e 2009. Em 2010, foi representado pelo então ministro das Relações Exteriores e atual assessor especial da Presidência, Celso Amorim.

Segundo o Planalto, entre os temas a serem abordados pelo presidente neste discurso de abertura está a necessidade de uma reforma no sistema de governança global. O modelo atual, criado depois da Segunda Guerra Mundial, tem afirmado Lula, não representa mais a geopolítica do século 21.

Agenda e delegação

Na quarta-feira (20), Lula se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com quem lançará uma iniciativa global para promoção do trabalho decente. A agenda de compromissos do presidente também incluirá eventos ligados à ONU, reuniões bilaterais com outros líderes e representantes de entidades internacionais.

Sete ministros brasileiros estão em Nova York para participar de encontros e eventos relacionados à agenda da Assembleia Geral e à margem do evento, além do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta: o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o ministro do Trabalho, Luiz Marinho; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; e o ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo.

Com informações do Planalto.

38
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

Design sem nome (18)_Easy-Resize.com
Nokia relança o modelo clássico de celular, o “tijolão”, após 25 anos
Fotos (8)
Primeiro-ministro da Eslováquia fica ferido após ser baleado; suspeito foi preso
foto site - 1
Homem que recebeu transplante de rim de porco morre nos Estados Unidos
image (14)
Supertempestade solar ameaça redes elétricas neste fim de semana, diz Nasa
logo-urbnews-redondo