MENU

Entenda como a onda de calor extremo afeta o Ceará. Pico deve ocorrer na sexta-feira no Brasil 

Fenômeno climático de aquecimento anormal das águas do Pacífico pode ser uma das causas da onda de calor, segundo a Funceme. Ceará pode ser afetado pela baixa umidade
Os meteorologistas do Inmet afirmam que o pico das altas temperaturas deve acontecer na sexta-feira (22), prolongando seus efeitos durante o fim de semana (Foto:Freepik)
Os meteorologistas do Inmet afirmam que o pico das altas temperaturas deve acontecer na sexta-feira (22), prolongando seus efeitos durante o fim de semana (Foto:Freepik)

Uma das conversas mais comuns entre os cearenses se baseia em relação ao clima local, sempre quente e com altas temperaturas. A reação que é característica à climatologia da região Nordeste tem estado muito mais presente em rodas de conversa nesta semana, com a chegada de uma grande onda de calor extremo que vem atingindo várias regiões do Brasil. E, segundo previsão da MetSul Meteorologia, a expectativa é de que ela se mantenha nos próximos dias.

Na segunda-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta alaranjado para a atuação da onda de calor pelo Brasil. O Ceará se tornou uma das regiões previstas para serem afetadas pela baixa umidade, que pode variar entre 20% e 30%, segundo outro alerta do Inmet – dessa vez amarelo, que configura possível perigo. Ele também vale para outros estados do Nordeste, como Alagoas, Bahia, Maranhão, Pará e Pernambuco.

Os meteorologistas do instituto afirmam que o pico das altas temperaturas deve acontecer na sexta-feira (22), prolongando seus efeitos durante o fim de semana. Baixos índices de umidade relativa do ar devem ser registrados nas regiões mais afetadas. Entre os dias 22 e 23, as temperaturas mínimas devem variar entre 22º e 30º nas regiões Norte e Centro-Oeste. Mais ao leste do país, onde se localiza o Ceará, elas podem chegar a ser inferiores a 24º.

Bolha de ar quente

O intervalo entre a primavera e o inverno é um espaço de tempo que normalmente se espera ondas de calor, mas a desse ano se provou ser uma das maiores registradas nos últimos anos. A principal responsável por esse fenômeno é uma bolha de ar quente que vem atuando entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil.

Vários estados têm registrado alta de suas temperaturas médias, alguns com 5º acima do esperado nesse período do ano. Algumas regiões do país possuem a expectativa de ultrapassarem os 40º, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Piauí, Paraná e Mato Grosso do Sul.

El Niño

Essa grande onda de calor vem tendo um forte aliado nas altas temperaturas, outro fenômeno conhecido como El Niño. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ele se caracteriza pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Pacífico, o que tem impacto significativo nos padrões climáticos ao redor do mundo, incluindo o Estado do Ceará. Com isso, uma grande massa de ar quente se direciona em direção ao leste do país, deixando as precipitações mais ao sul, o que explicaria a atual baixa umidade na região Nordeste.

65
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)

Notícias relacionadas:

Design sem nome (14)
Ceará
Banhista desaparece em alto mar após se afogar na Beira-Mar, em Fortaleza
Fotos (13)
Ceará
Tratamento para clarear pelos pode ser fator de risco para início de câncer, indica pesquisa
Fotos (12)
Ceará
Bairros de Fortaleza e Caucaia ficarão sem água nesta quinta-feira (25); veja lista  
Elmano anuncia a convocação de 125 novos professores para a Universidade Vale do Acaraú
Ceará
Elmano anuncia a convocação de 125 novos professores para a Universidade Vale do Acaraú
logo-urbnews-redondo