MENU

Brasil tem mais de 10 mil quilômetros de trilhas; conheça duas imperdíveis no Ceará

Para os amantes da aventura e da natureza, trouxemos uma opção de trilha longa e outra curta que exploram toda a beleza selvagem do Ceará.
Segundo o ministro do Turismo, trilhas contribuem com a economia local, promovem a conservação ambiental e fomentam o respeito pelas comunidades locais. (Foto: Divulgação/TV Brasil)

Trilhas são uma atividade prazerosa para os amantes da natureza. É uma forma democrática, saudável e muitas vezes gratuita de lazer, que pode incluir trajetos de poucos metros a caminhos que se estendem por centenas de quilômetros. 

Um boletim com a atualização mais recente da rede de trilhas longas no Brasil foi lançado nesta semana, durante o 2º Congresso Brasileiro de Trilhas em Niterói (RJ). São mais de 30 trilhas cadastradas, somando cerca de 10 mil quilômetros de trajetos que cortam 51 unidades de conservação, em 20 unidades da federação e 220 municípios.

“Essa opção de turismo oferece aos visitantes oportunidades únicas de explorar a diversidade natural e cultural do país de maneira sustentável. Além de vivenciar a biodiversidade, as trilhas ainda contribuem com a economia local, promovem a conservação ambiental e fomentam o respeito pelas comunidades locais”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino, durante o evento.

A Rede Trilhas inclui trilhas específicas para caminhadas, outras para bicicletas, enquanto a maioria pode ser feita a pé, a cavalo ou de bicicleta. Todas possuem sinalização padronizada, com símbolos que indicam, por exemplo, a direção da trilha, pontos de interesse e saídas. Algumas trilhas são regionais, que duram pelo menos um pernoite, e nacionais, aquelas que precisam de até 28 dias de caminhada para serem percorridas. 

Uma dessas trilhas intermunicipais passa pelo Ceará: a Caminhos da Ibiapaba. Trata-se de um percurso de aproximadamente 5 dias que passa por unidades de conservação do Ceará e do Piauí, explorando toda a beleza da Serra da Ibiapaba e sua rica flora e fauna.

Parte das trilhas, com mapas e informações sobre elas, podem ser consultadas no site Etrilhas. Lá, encontramos ainda uma opção de dificuldade mais leve e duração curta no Ceará, que pode entusiasmar aqueles mais iniciantes na prática: a Trilha Pedra Furada, em Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Norte.

Saiba mais sobre os dois trajetos:

Com 130 km de extensão, a Trilha Caminhos da Ibiapaba foi inaugurada em 2023. (Foto: Arquivo ICMBio)

Caminhos da Ibiapaba

A trilha vai conectando diversas paisagens nos limites entre os biomas Cerrado e Caatinga, entrecortados por formações florestais, e tendo como ponto de chegada uma mancha de Mata Atlântica, formada pela Serra da Ibiapaba. A base do desenho da trilha é a antiga rota dos mercadores que transportava mercadorias do Ceará, cruzando Piauí e seguindo para o Maranhão. Além da beleza e riqueza ecológica, o trajeto é também uma experiência história passando por comunidades que preserva casario do século XVII e açudes e reservatórios, bem como diversos rios.

Distância da trilha: 130km
Duração do percurso: 5 dias
Dificuldade da trilha: Difícil
Bioma: Cerrado, caatinga, mata atlântica
Altitude máxima: 837m
Estados abrangidos: Piauí e Ceará
Municípios abrangidos: Piracuruca (PI), Brasileira (PI), São João da Fronteira (PI), Ubajara (CE), Piripiri (PI)

Atividades e experiências turísticas: Cachoeira, observação de flora e fauna, arvorismo, turismo de base comunitária e mirante

Como chegar: Saindo de Fortaleza, o acesso é pela BR-222 até o município de Tianguá, com uma distância de 320 km. O início do trajeto é no Parque Nacional de Ubajara e o final no Parque Nacional de Sete Cidades.

Aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional de Parnaíba – Prefeito Doutor João Silva Filho (150km) ou Aeroporto de Teresina – Senador Petrônio Portella (180km)

Mais informações sobre a trilha: 
waldemar.neto@icmbio.gov.br
@apaserradaibiapaba
@parnasetecidades
@parnaubajara 

Fonte: Boletim Trilhas do Brasil. Setembro/2023

O percurso da Trilha da Pedra Furada passa pelo principal cartão-postal de Jericoacoara, paraíso turístico do Ceará. (Foto: Reprodução/etrilhas)

Trilha Pedra Furada

A Pedra Furada é o principal cartão postal de Jericoacoara, e portanto atrai muitas pessoas nos horários de pico, principalmente ao pôr do Sol. O horário mais recomendado é antes das 9h. É possível chegar nela caminhando pela Praia da Malhada, mas apenas durante a maré baixa. O caminho mais conhecido é indo pelo Morro do Serrote.

A trilha que vai pelo Morro do Serrote começa ao lado do cemitério, ou vindo pela Rua do Forró. O trajeto é bem fácil, mas consiste em subir e descer o morro pisando sobre areia. O percurso conta vista de várias praias, e no alto do morro há um farol. Um atalho à esquerda do farol leva direto para a Pedra Furada, mas por um terreno mais acidentado. Seguir em frente é um caminho mais suave pela praia, e ainda passa pela Pedra do Frade.

Distância da trilha: 3,4km
Dificuldade da trilha: Moderada
Orientação: Fácil
Exposição ao risco: Baixa
Exposição ao sol: Alta
Ponto de hidratação: Indisponível
Altura máxima: 70m

Atividades e experiências turísticas: Mirante

Fonte: etrilhas.com.br

16
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

C7740T01 (1)
Entenda a devoção de Corpus Christi e saiba a programação do feriado em Fortaleza
IMG_3575
Sarto empossa 219 guardas municipais e anuncia reforço de armas de fogo para o efetivo
Alexandre de Moraes
Julgamento de fraude à cota de gênero em Granjeiro (CE) marca despedida de Alexandre de Moraes do TSE
foto site (45)
Empresárias miram o bem-estar íntimo feminino com lançamento de loja on-line em Fortaleza
logo-urbnews-redondo