A primeira-dama Janja Silva participou de um evento em Fortaleza voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher. Ela destacou medidas e políticas públicas dentro do chamado “Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio”. A iniciativa reúne autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil com o objetivo de fortalecer estratégias de prevenção e combate a esse tipo de crime.
Durante coletiva de imprensa, a primeira-dama ressaltou a importância da integração entre estados, municípios e União para garantir maior eficácia nas ações. Segundo ela, o enfrentamento ao feminicídio exige não apenas medidas repressivas, mas também políticas de prevenção, educação e acolhimento às vítimas.
Janja também destacou o compromisso do governo com a pauta e defendeu o engajamento coletivo no combate à violência de gênero. “A gente está falando de segurança, de rede de proteção, mas a gente também está falando de mudança cultural, de mentalidade das mentes masculinas.”, afirmou.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e lideranças, com o governador Elmano de Freitas (PT), a primeira-dama do estado Lia Gomes, o ministro José Guimarães (PT), a deputada federal Luizianne Lins (Rede), entre outros. Entre os pontos abordados estão o fortalecimento das delegacias especializadas, o incentivo à denúncia e a criação de mecanismos de apoio psicológico e social.
Além disso, foi destacada a importância de campanhas de conscientização para mudar a cultura de violência de gênero no país. As autoridades defenderam que o combate ao feminicídio passa também pela educação e pelo engajamento da sociedade como um todo.
Outro aspecto discutido foi o investimento em tecnologia e integração de dados para monitorar casos de violência doméstica. A proposta é garantir respostas mais rápidas das forças de segurança e evitar que situações de risco evoluam para crimes mais graves.




