No Sertão Central do Ceará, a cidade de Canindé se veste de fé e tradição para celebrar anualmente a festa de São Francisco das Chagas. O evento é considerado uma das maiores manifestações religiosas do mundo e atrai milhares de fiéis de todas as partes do Brasil, mas principalmente das regiões Norte e Nordeste.
Marcado por uma programação diversificada que inclui missas, procissões, novenas e atividades sociais, os festejos duram dez dias. A cidade se transforma em um ponto de encontro para devotos que buscam renovar sua fé e agradecer pelas graças alcançadas. Na edição deste ano, a prefeitura municipal estima cerca de 1,5 milhão de fiéis.
As pousadas e meios de hospedagens disponíveis na cidade costumam alcançar sua capacidade máxima de lotação. “O turismo religioso em Canindé desempenha um papel vital não apenas no fortalecimento da identidade espiritual da região, mas também ao impulsionar a economia local e promover a diversidade cultural do Ceará”, destaca a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
Neste ano, as celebrações iniciam neste domingo (24) e seguem até 4 de outubro, com o tema: “São Francisco nos ensina a evangelizar em fraternidade”. A devoção a São Francisco das Chagas, conhecido por sua proteção aos animais e à natureza, remonta ao século XVII. Já a história da festa remonta a 1923, quando os franciscanos chegaram a Canindé.
Confira aqui a programação completa da festa.
De acordo com Socorro Bastos, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé, os festejos de São Francisco são o carro chefe da economia e do turismo municipal, gerando grande movimentação não só nos dez dias principais, mas até o período natalino. “A cidade vem se preparando desde Junho para dar suporte ao santuário, organizador da festa, e acreditamos em oportunizar a melhor experiência de visitação, baseada na fé do nosso romeiro”, destaca.
Entre os pontos turísticos, a estátua de São Francisco se destaca como um dos mais visitados. Construída no alto do Moinho, parte mais elevada para ser vista de qualquer ponto da cidade e região próxima, o monumento tem 30,5 metros de altura e é uma das mais altas do país.
Turismo religioso e devoção
Canindé é um forte polo do turismo religioso no Ceará. A devoção ao padroeiro, São Francisco, é apontada como a principal justificativa da vinda dos visitantes. O comércio da cidade, durante o período dos festejos, se antecipa para receber os milhares de devotos. Artigos religiosos, produtos que mais movimentam o varejo, também são estocados em grande quantidade.
Um dos costumes que mais emociona durante os festejos é a chegada dos romeiros que vão a pé até o santuário. Os grupos costumam sair de várias cidades do estado, bem antes do dia 4, data em que é comemorado o Dia de São Francisco, para chegar a tempo na cidade. O propósito dessa peregrinação é muito pessoal, enquanto uns vão agradecer, outros vão pedir uma graça.
Quando chegam a Canindé, são recebidos com uma celebração. Muitos, inclusive, vestem roupas em homenagem a São Francisco de Assis. O uso da batina marrom, semelhante à que São Francisco vestia, é um complemento do ritual das promessas pagas.
Com informações da Setur Ceará.