O ministro da Educação Camilo Santana indicou destinos turísticos no Ceará em um desafio entre ministros nas redes sociais. A brincadeira, que começou no Ministério do Turismo, chegou até o ex-governador através de Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Em seguida, Camilo desafiou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, a indicar um destino turístico. No vídeo que publicou nas suas redes sociais, o ministro da Educação citou lugares históricos e culturais presentes na “terra da luz”.
“Bom, eu não podia deixar de falar do meu Ceará. Lá existem muitos destinos maravilhosos, entre eles a região Sul do Ceará, o Cariri, repleto de belezas naturais, cultura e lazer para todos os gostos e idades”, escreveu.
O ministro começa revelando imagens de “praias lindas e maravilhosas”, como Jericoacoara, até a mais árida paisagem do Sertão Central, onde é possível ver a Pedra da Galinha Choca, em Quixadá. “Um estado que tem lindas e belas serras e região do sertão, de Rachel de Queiroz”, diz.
No entanto, Camilo enfatiza suas indicações para o Cariri, na região sul do Ceará.
Ele menciona a primeira unidade de conservação federal criada no Brasil, a Floresta Nacional do Araripe e que tem o primeiro geopark das américas criado pela Unesco.
“Uma região rica na sua diversidade científica e cultural. Que vale a pena conhecer o Museu de Paleontologia, lá em Santana do Cariri. Conhecer o artesanato, trabalho feito Espedito Seleiro”, prossegue.
Ele menciona também o grande Centro Cultural presente no Crato, além da estátua do Padre Cícero, grande santo dos romeiros do Nordeste brasileiro. “Região rica na sua religiosidade. Portanto, região rica na flora, na fauna do Soldadinho do Araripe. Portanto, vale a pena conhecer essa rica região de diversidade, de cultura e de história”, finaliza.