MENU

Em última sessão com Rosa Weber, STF deve definir tese final sobre marco temporal

Sessão desta quarta-feira (27) será marcada pela última participação da presidente da Corte, Rosa Weber, no plenário. Na quinta (28), Luís Roberto Barroso assume a presidência do STF.
A ministra Rosa Weber na despedida da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta terça-feira (26). (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve definir, nesta quarta-feira (27), a tese final do julgamento que derrubou o marco temporal para demarcação de terras indígenas. A sessão está prevista para começar às 14h.

Na semana passada, por 9 votos a 2, o Supremo julgou inconstitucional o marco temporal, mas a conclusão sobre os demais pontos debatidos foi adiada. Entre os pontos que serão analisados hoje está a possibilidade de indenização a particulares que adquiriram terras de “boa-fé” e se o pagamento seria condicionado à saída de proprietários das áreas indígenas.

Também pode ser debatida a sugestão do ministro Dias Toffoli para autorizar a exploração econômica das terras pelos indígenas. Pela proposta, mediante aprovação do Congresso e dos indígenas, a produção da lavoura e de recursos minerais, como o potássio, poderiam ser comercializados pelas comunidades.

A sessão de hoje também será marcada pela última participação da presidente da Corte, Rosa Weber, no plenário. A ministra deixará o tribunal nesta quinta-feira (28), ao completar 75 anos e se aposentar compulsoriamente. A posse de Luís Roberto Barroso na presidência do STF será no mesmo dia.

A posse — que será transmitida ao vivo na TV Justiça, Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube a partir das 16h — terá apresentação da cantora Maria Bethânia. São esperadas mais de mil pessoas para o evento. É possível que o presidente Lula não compareça, já que tem uma cirurgia no quadril marcada para sexta-feira (29).

Despedida a Rosa Weber

Formada em 1971, Rosa Weber é a primeira magistrada do direito do trabalho a exercer a presidência do STF. A ministra, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi homenageada nesta terça-feira (26), na segunda sessão extraordinária do CNJ em 2023, a última sob sua presidência.

A magistrada agradeceu as homenagens recebidas e, no discurso de despedida, comentou sobre o trabalho desempenhado em quase 12 anos como ministra do STF. Emocionada, disse ainda que tem sido tomada por um “mar de emoções” nos últimos dias, e não conteve as lágrimas.

“Não pode existir maior honra para uma magistrada de carreira do que exercer a jurisdição constitucional na Suprema Corte do nosso país e, sobretudo, porque nós temos uma lei fundamental, uma Constituição Federal Cidadã, que nos incentiva a todos e serve como norte na busca de uma sociedade mais justa, mais solidária, mais fraterna, mais igualitária”, destacou Rosa Weber.

46
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza
Pré-carnaval em Fortaleza: confira a programação para janeiro e fevereiro 
Filme da Netflix conta história de vice-presidente de Donald Trump

Notícias relacionadas:

A decisão pela prisão foi mantida por 6 votos a favor a 4 votos contra
Política
STF mantém prisão do ex-presidente Fernando Collor após votação no plenário
Pablo Marçal se torna inelegível em decisão da Justiça Eleitoral de São Paulo pela segunda vez
Brasil
Pablo Marçal se torna inelegível em decisão da Justiça Eleitoral de São Paulo pela segunda vez
Roberto Cláudio confirma pré-candidatura a eleição de governador do Ceará em 2026
Política
Roberto Cláudio confirma pré-candidatura a eleição de governador do Ceará em 2026
Cid convida deputados federais do PDT para se filiarem ao PSB: ‘Espero que examinem a possibilidade’
Política
Cid convida deputados federais do PDT para se filiarem ao PSB: ‘Espero que examinem a possibilidade’
logo-urbnews-redondo