MENU

Em última sessão com Rosa Weber, STF deve definir tese final sobre marco temporal

Sessão desta quarta-feira (27) será marcada pela última participação da presidente da Corte, Rosa Weber, no plenário. Na quinta (28), Luís Roberto Barroso assume a presidência do STF.
A ministra Rosa Weber na despedida da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta terça-feira (26). (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve definir, nesta quarta-feira (27), a tese final do julgamento que derrubou o marco temporal para demarcação de terras indígenas. A sessão está prevista para começar às 14h.

Na semana passada, por 9 votos a 2, o Supremo julgou inconstitucional o marco temporal, mas a conclusão sobre os demais pontos debatidos foi adiada. Entre os pontos que serão analisados hoje está a possibilidade de indenização a particulares que adquiriram terras de “boa-fé” e se o pagamento seria condicionado à saída de proprietários das áreas indígenas.

Também pode ser debatida a sugestão do ministro Dias Toffoli para autorizar a exploração econômica das terras pelos indígenas. Pela proposta, mediante aprovação do Congresso e dos indígenas, a produção da lavoura e de recursos minerais, como o potássio, poderiam ser comercializados pelas comunidades.

A sessão de hoje também será marcada pela última participação da presidente da Corte, Rosa Weber, no plenário. A ministra deixará o tribunal nesta quinta-feira (28), ao completar 75 anos e se aposentar compulsoriamente. A posse de Luís Roberto Barroso na presidência do STF será no mesmo dia.

A posse — que será transmitida ao vivo na TV Justiça, Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube a partir das 16h — terá apresentação da cantora Maria Bethânia. São esperadas mais de mil pessoas para o evento. É possível que o presidente Lula não compareça, já que tem uma cirurgia no quadril marcada para sexta-feira (29).

Despedida a Rosa Weber

Formada em 1971, Rosa Weber é a primeira magistrada do direito do trabalho a exercer a presidência do STF. A ministra, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi homenageada nesta terça-feira (26), na segunda sessão extraordinária do CNJ em 2023, a última sob sua presidência.

A magistrada agradeceu as homenagens recebidas e, no discurso de despedida, comentou sobre o trabalho desempenhado em quase 12 anos como ministra do STF. Emocionada, disse ainda que tem sido tomada por um “mar de emoções” nos últimos dias, e não conteve as lágrimas.

“Não pode existir maior honra para uma magistrada de carreira do que exercer a jurisdição constitucional na Suprema Corte do nosso país e, sobretudo, porque nós temos uma lei fundamental, uma Constituição Federal Cidadã, que nos incentiva a todos e serve como norte na busca de uma sociedade mais justa, mais solidária, mais fraterna, mais igualitária”, destacou Rosa Weber.

20
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

X pede liberação no Brasil ao STF após realizar o pagamento de todas as multas
Política
X pede liberação no Brasil ao STF após realizar o pagamento de todas as multas
Design sem nome - 2024-10-02T090950.708_Easy-Resize.com
Política
Lula tem avaliação positiva de 32% e negativa de 31%; 33% veem gestão como regular, aponta Quaest
aviao site final
Política
Avião de Lula tem problema técnico após decolagem e retorna à Cidade do México
PF prende primeira-dama de João Pessoa em investigação sobre aliciamento violento de eleitores
Eleições 2024
PF prende primeira-dama de João Pessoa em investigação sobre aliciamento violento de eleitores
logo-urbnews-redondo