O técnico Fernando Diniz admitiu que a Seleção Brasileira deixou a desejar no jogo desta terça-feira (18) à noite, em Montevidéu, ao perder para o Uruguai nas Eliminatórias do Mundial de 2026. A partida no Estádio Centenário terminou com placar de 2 a 0 para os donos da casa e deixou um gosto amargo na torcida brasileira.
A Seleção viu chegar ao fim uma longa invencibilidade na competição, de oito anos, nos quais a equipe canarinho ficou 37 partidas sem perder. Com isso, o Brasil caiu para a 3ª posição da classificação, com sete pontos, atrás do segundo colocado Uruguai e da líder Argentina.
Diniz afirma que esse revés vai servir como aprendizado para a equipe. “O time como um todo não foi bem na criação. Foi um jogo muito amarrado. Faltou a agressividade necessária no primeiro tempo. São momentos assim que nos levam a aprender e melhorar. Eu vou estudar com profundidade essa partida”, disse o técnico.
Em coletiva, o treinador também lamentou que os dois gols do Uruguai tenham surgido após a cobrança de dois laterais. “Dois gols de falhas que não podemos cometer”. Diniz disse ainda que o principal responsável pela pouca criação do time em Montevidéu foi ele mesmo. “Faz parte do processo.”
O capitão da partida Casemiro também admitiu que o Brasil precisa apresentar evolução nas partidas. “Precisamos seguir crescendo, pegar esse estilo diferente de treinador e seguir trabalhando. Fazer o melhor em seu clube. Se estamos aqui, é porque fazemos o melhor no clube”, explicou.
“A gente tem que ser realista e falar que precisamos melhorar. O momento é de tentar crescer e implementar o estilo de jogo. O quanto antes houver a adaptação, a gente vai consequentemente jogar melhor”, afirmou o meio-campista na coletiva.
Sobre o jogo
Na única finalização ao gol no primeiro tempo, o Uruguai abriu o marcador. Aos 41 minutos, Darwin Nuñez. Ele aproveitou de cabeça o cruzamento de Maximiliano Araújo pela esquerda. Aos 31 minutos do segundo tempo, De la Cruz ampliou para o Uruguai. Na pequena área, ele recebeu passe de Darwin Nuñez e fez o segundo gol.
Logo após o primeiro gol do Uruguai, o Brasil sofreu outro duro golpe. O atacante Neymar se contundiu ao tentar uma jogada individual próximo ao meio-campo e caiu no gramado alegando dores na perna esquerda. Richarlison entrou no lugar do jogador.
O capitão Casemiro lamentou a lesão do craque. “Para o Neymar sair de campo, a gente sabe que é muito sério. Mas tomara que não seja nada, porque é um jogador importante para nós, ainda mais com o carinho imenso que nós temos por ele”, desejou.
Próximos jogos
A Seleção Brasileira voltará a se reunir no mês de novembro, para mais dois jogos válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026: no dia 16, a equipe enfrenta a Colômbia, em Barranquilla (COL) e a Argentina, no dia 21, no Maracanã.
Como foi dito, o Brasil é o atual terceiro na tabela da América do Sul. Os seis primeiros colocados das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 se classificam de forma direta para a Copa do Mundo. O sétimo lugar disputa uma repescagem.
Com informações da CBF.