MENU

Reestruturação da Ponte dos Ingleses se inicia com a instalação de piso em concreto

A obra está sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e conta com investimento na ordem de R$ 8 milhões
A escolha do piso em concreto se deu por conta da alta durabilidade e resistência em relação ao antigo piso de madeira (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

A Prefeitura de Fortaleza iniciou os trabalhos para a reforma da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. O primeiro passo da obra é a instalação do novo piso em concreto. As ações foram tomadas logo após o anúncio do prefeito José Sarto (PDT) de que a gestão municipal assumiria os serviços.

Segundo a Prefeitura, os preparativos começaram com a manufatura das peças do piso na fábrica de pré-moldados, que agora estão sendo levadas para a ponte, onde recebem a concretagem. A escolha do piso em concreto se deu por conta da alta durabilidade e resistência em relação ao antigo piso de madeira.

Nessa primeira fase de restauração, de acordo com a Prefeitura, ainda será instalado todo o guarda-corpo do equipamento, que se refere aos alicerces, vigas de sustentação e às barras de proteção. Logo depois, começará o processo de urbanização, com a instalação dos quiosques, postes de iluminação e as demais características originais da ponte.

No ano passado, foram finalizadas todas as reformas estruturais da atração turística, que passou por um trabalho minucioso em busca de mais segurança para os frequentadores do local. As intervenções recuperaram todos os pilares e vigas do equipamento, que há anos sofriam com a ação da maresia e corrosão.

As obras de reconstrução da Ponte dos Ingleses estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e contam com investimento na ordem de R$ 8 milhões, devendo ser entregues no segundo semestre de 2024, junto com as outras obras de requalificação da Praia de Iracema.

Como surgiu a Ponte dos Ingleses

Um dos pontos turísticos mais reconhecíveis de Fortaleza, a Ponte dos Ingleses, também chamada de Ponte Metálica, teve sua idealização em 1920. De início, seria um ponto de embarque e desembarque tanto de pessoas quanto de mercadorias. A ideia era que toda a estrutura tivesse 800 metros de comprimento, mas só 130 foram finalizados.

Com gestões indo e vindo, a ideia do porto nunca saiu do papel apropriadamente. A instalação já foi revitalizada e fechada diversas vezes, muitas dessas por causa do desgaste natural com o mar e os riscos à estrutura. A partir disso, sua função social mudou, passando a ser mais um mirante à imensidão azul de Iracema.

Em 1989, a atração foi tombada pela Câmara Municipal de Fortaleza, o que garantiu a proteção da estrutura e seus tantos projetos de revitalização anos depois. Já em 1994, aconteceu a primeira reforma, e a ponte ganhou uma galeria de arte e um observatório marinho da Universidade Federal do Ceará (UFC).

16
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)

Notícias relacionadas:

Design sem nome (14)
Ceará
Banhista desaparece em alto mar após se afogar na Beira-Mar, em Fortaleza
Fotos (13)
Ceará
Tratamento para clarear pelos pode ser fator de risco para início de câncer, indica pesquisa
Fotos (12)
Ceará
Bairros de Fortaleza e Caucaia ficarão sem água nesta quinta-feira (25); veja lista  
Elmano anuncia a convocação de 125 novos professores para a Universidade Vale do Acaraú
Ceará
Elmano anuncia a convocação de 125 novos professores para a Universidade Vale do Acaraú
logo-urbnews-redondo