MENU

Eleições argentinas terão segundo turno entre Sergio Massa e Javier Milei

Na história recente, só houve um segundo turno nas eleições argentinas duas vezes, em 2003 e 2015. Votação final será em 19 de novembro.
O peronista Sergio Massa ficou em primeiro com quase 37% dos votos, deixando o liberal Milei em segundo com 30%. (Fotos: Reprodução/X @unionxlapatria @JMilei)

Com 90% das urnas contabilizadas, o candidato peronista Sergio Massa terminou na frente nas eleições realizadas neste domingo (22) na Argentina, com 36,2% dos votos. Ele vai disputar a presidência com o liberal Javier Milei, que obteve 30,19% dos votos e era o líder nas pesquisas de intenção de voto.

Em terceiro lugar ficou a candidata Patricia Bullrich, com 23,82%, seguida por Juan Schiaretti, com 7% e Myriam Bregman, com 2,66% dos votos. Na história recente, só houve um segundo turno nas eleições argentinas duas vezes, em 2003 e 2015, sendo que, no primeiro deles, um dos candidatos desistiu.

A votação do segundo turno será no dia 19 de novembro. Independente de quem for eleito, o próximo presidente argentino vai assumir um país com inflação a +130%, juros em 133% ao ano, dívida externa bilionária e com o peso valendo cada vez menos.

Na Argentina, o voto é obrigatório para maiores de 18 e menores de 70 anos. Neste pleito, 74% desses votantes pessoas compareceram às urnas, registrando a maior abstenção desde 1983, quando houve a redemocratização no país.

Candidatos

Sergio Massa, do partido peronista União pela Pátria, é o atual ministro da Economia da Argentina. Político experiente, o advogado conquistou as primárias de seu partido depois da terceira tentativa. Massa também já foi presidente da Câmara dos Deputados. Ele afirma que vai fortalecer empresas estatais, ampliar políticas sociais e aumentar as exportações de petróleo, lítio e gás.

Javier Milei, autodenominado “anarcocapitalista”, é da coalizão conservadora La Libertad Avanza, e se coloca como representante de um liberalismo extremo. Entre suas propostas estão a redução drástica de subsídios e do aparato estatal. Num discurso com idas e vindas, ele já propôs o fechamento do Banco Central, a saída do Mercosul e a dolarização da economia, medida vista como inviável por economistas menos radicais.

Ele passou a ganhar notoriedade ao começar a dar uma série de entrevistas polêmicas e se elegeu deputado em 2021. Nas primárias, foi o candidato mais votado, com cerca de 30% dos votos. Para o segundo turno, analistas projetam que os votos de Patricia Bullrich, terceira colocada que também tem ideologia mais liberal, acabem indo para Milei.

22
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

Design sem nome (99)
Mundo
Kate Middleton anuncia fim de tratamento de quimioterapia e retoma atividades públicas
Design sem nome (98)_Easy-Resize.com
Mundo
Trump e Kamala se enfrentam em debate pela primeira vez nesta terça-feira (10); veja detalhes
Nicole Kidman perde premiação do Festival de Veneza após descobrir morte da mãe
Mundo
Nicole Kidman perde premiação do Festival de Veneza após descobrir morte da mãe
atleta
Esporte
Atleta olímpica Rebecca Cheptegei morre dias após ser violentada pelo ex-companheiro
logo-urbnews-redondo