O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou ter enviado para a Câmara Municipal, nesta quarta-feira (1º), o projeto que visa a aprovação da gratuidade nos ônibus coletivos durante os dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, das 8h às 20h.
“Estou enviando para a Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de lei para garantir a gratuidade na passagem de ônibus a todos que possuem carteirinha estudantil, nos dias de aplicação do exame, 5 e 12 de novembro, das 8h às 20h”, escreveu Sarto.
A gratuidade no transporte público municipal será válida para todos os passageiros que possuírem carteira de estudante e para se beneficiar, o usuário só precisa passar o documento no validador e a gratuidade será computada automaticamente.
Trânsito na cidade:
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) promoverá uma operação especial de tráfego para facilitar os deslocamentos dos alunos. Agentes e operadores de tráfego circularão em viaturas pela cidade a fim de monitorar os locais de prova com maior movimentação. O prefeito informou que o tempo dos semáforos nas vias mais movimentadas também serão ajustados.
Além disso, 45 ônibus extras serão distribuídos entre sete terminais de ônibus da capital cearense e vão se juntar à frota regular de 488 veículos que rodam aos domingos, divididos em 227 linhas. Os coletivos vão circular das 10h às 20h. Eles serão distribuídos da seguinte maneira:
- Terminal Papicu: 6 veículos
- Terminal Parangaba: 10 veículos
- Terminal Antônio Bezerra: 7 veículos
- Terminal Siqueira: 7 veículos
- Terminal Messejana: 7 veículos
- Terminal Conjunto Ceará: 4 veículos
- Terminal Lagoa: 4 veículos