MENU

Elmano anuncia gratuidade do Metrô e VLT no dia do Enem; Seduc divulga apoio aos alunos

O VLT e o Metrô de Fortaleza, Sobral e Cariri funcionarão gratuitamente em alguns horários deste domingo (05), primeiro dia de prova.
Segundo o governador Elmano, a medida visa facilitar o deslocamento dos nossos estudantes que realizarão a prova. (Foto: Metrofor)

O governador Elmano de Freitas anunciou, em post nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (03), a gratuidade do transporte sobre trilhos no Ceará em alguns horários do próximo domingo (05), data da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste dia, o Metrô de Fortaleza, Sobral e Cariri funcionará, gratuitamente, das 10h30 às 14h, e das 15h às 19h30. “A medida, que também vale para o VLT, visa facilitar o deslocamento dos nossos estudantes que realizarão a prova”, escreveu.

Elmano também ressaltou a quantidade de pessoas que estarão fazendo a prova no Ceará, e desejou boa prova aos candidatos. “Neste ano são mais de 240 mil cearenses inscritos no exame. Um excelente Enem a todas e a todos!”, finalizou o gestor.

O Governo do Ceará também montou, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), uma força-tarefa para viabilizar a logística de deslocamento dos alunos da rede pública estadual que irão prestar o Enem nos próximos dias 5 e 12 de dezembro.

Apoio da Seduc

Para facilitar o transporte, a Seduc forneceu crédito nas carteiras estudantis de 14.923 estudantes de Fortaleza. Os residentes da capital e região metropolitana que não possuem o documento receberam o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao candidato, na escola em que estuda, que possibilita a utilização do transporte público para dirigir-se ao local de prova. Ao todo, 10.586 alunos foram beneficiados com este subsídio.

Os candidatos também terão acesso a tendas de apoio, localizadas em pontos estratégicos dos municípios, com a distribuição de kits contendo alimentos, canetas e água, em ambos os domingos de avaliação, na iniciativa conhecida como “Enem Vou Dois Dias”.

Em Fortaleza, serão cinco bases de apoio, localizadas no Terminal do Siqueira e nas Universidades Federal do Ceará (UFC – Campus do Pici), Estadual do Ceará (Uece – Campus do Itaperi), de Fortaleza (Unifor) e Ateneu (Messejana).

No interior, destaca-se a parceria entre a Seduc e as Secretarias Municipais de Educação para a condução dos inscritos nos dois dias. Além disso, foram contratados ônibus para fazer o trajeto onde fosse necessário. A Seduc investiu, aproximadamente, R$ 1,8 milhão para assegurar a locomoção dos estudantes aos locais de prova.

A ação faz parte do projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, promovido pela Secretaria com o intuito de dar suporte técnico e pedagógico às escolas da rede estadual. As ações incluem desde o apoio no processo de obtenção de documentos e isenção da taxa de inscrição, até a promoção de circuitos preparatórios.

Com informações do Governo do Ceará.

12
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

FACHADA-UECE-2019-2
Uece: 2ª fase do vestibular acontece neste domingo (19) e segunda-feira (20)
foto site berg (25)
Forte chuva causa alagamentos em Maranguape, no Ceará; Prefeitura monitora áreas críticas
Fotos (5)
Padre Vanderlúcio Souza convida fieis a participar da Vigília de Pentecostes em Fortaleza
foto site berg (19)
Organização do Fortal afirma que embargo sofrido afeta menos de 10% da área do evento
logo-urbnews-redondo