O governador Elmano de Freitas anunciou, em post nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (03), a gratuidade do transporte sobre trilhos no Ceará em alguns horários do próximo domingo (05), data da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Neste dia, o Metrô de Fortaleza, Sobral e Cariri funcionará, gratuitamente, das 10h30 às 14h, e das 15h às 19h30. “A medida, que também vale para o VLT, visa facilitar o deslocamento dos nossos estudantes que realizarão a prova”, escreveu.
Elmano também ressaltou a quantidade de pessoas que estarão fazendo a prova no Ceará, e desejou boa prova aos candidatos. “Neste ano são mais de 240 mil cearenses inscritos no exame. Um excelente Enem a todas e a todos!”, finalizou o gestor.
O Governo do Ceará também montou, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), uma força-tarefa para viabilizar a logística de deslocamento dos alunos da rede pública estadual que irão prestar o Enem nos próximos dias 5 e 12 de dezembro.
Apoio da Seduc
Para facilitar o transporte, a Seduc forneceu crédito nas carteiras estudantis de 14.923 estudantes de Fortaleza. Os residentes da capital e região metropolitana que não possuem o documento receberam o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao candidato, na escola em que estuda, que possibilita a utilização do transporte público para dirigir-se ao local de prova. Ao todo, 10.586 alunos foram beneficiados com este subsídio.
Os candidatos também terão acesso a tendas de apoio, localizadas em pontos estratégicos dos municípios, com a distribuição de kits contendo alimentos, canetas e água, em ambos os domingos de avaliação, na iniciativa conhecida como “Enem Vou Dois Dias”.
Em Fortaleza, serão cinco bases de apoio, localizadas no Terminal do Siqueira e nas Universidades Federal do Ceará (UFC – Campus do Pici), Estadual do Ceará (Uece – Campus do Itaperi), de Fortaleza (Unifor) e Ateneu (Messejana).
No interior, destaca-se a parceria entre a Seduc e as Secretarias Municipais de Educação para a condução dos inscritos nos dois dias. Além disso, foram contratados ônibus para fazer o trajeto onde fosse necessário. A Seduc investiu, aproximadamente, R$ 1,8 milhão para assegurar a locomoção dos estudantes aos locais de prova.
A ação faz parte do projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, promovido pela Secretaria com o intuito de dar suporte técnico e pedagógico às escolas da rede estadual. As ações incluem desde o apoio no processo de obtenção de documentos e isenção da taxa de inscrição, até a promoção de circuitos preparatórios.
Com informações do Governo do Ceará.