MENU

Brasil supera metas e faz a melhor campanha da história em Jogos Pan-americanos

Delegação alcança segunda colocação no quadro de medalhas, com recorde de ouros, jovens atletas e destaques femininos em Santiago 2023.
Um dos feitos marcantes do Brasil nesse Pan aconteceu no beisebol, com o país chegando ao pódio pela primeira vez na história do esporte, conquistando a prata. (Foto: Miriam Jeske/COB)

Os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023 se encerraram neste domingo (5), mas já estão marcados na história do esporte nacional. A campanha da delegação brasileira brilhou e superou as metas do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Com um segundo lugar absoluto no quadro de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil alcançou 40 vagas para os Jogos Olímpicos e conquistou 205 medalhas, sendo 66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze, com novo recorde do total de medalhas e de ouro.

O Brasil saiu de Lima 2019, há quatro anos, com os melhores números até então: 54 medalhas de ouro, 45 de prata e 70 de bronze, somando 169 pódios. A melhoria em Santiago é de mais de 20% no número de medalhas.

Dos atletas brasileiros que mais vezes subiram ao pódio, três são mulheres: Bárbara Domingos (ginástica rítmica) com três de ouro e duas de prata; Stephanie Balduccini (natação), com uma de ouro, três de prata e uma de bronze; e Flávia Saraiva (ginástica artística), com quatro de prata e uma de bronze.

No masculino, destaque para os nadadores Guilherme Costa, com quatro de ouro e Guilherme Caribé, com três de ouro e uma de prata. No total, foram 95 medalhas para as mulheres, 92 para os homens e 18 para as equipes mistas.

Além disso, com as 40 vagas olímpicas alcançadas em Santiago, o Brasil chega a 143 vagas garantidas para os Jogos Olímpicos, o que traz a expectativa de uma grande campanha em Paris 2024.

Orgulho nacional

“Me enche de orgulho ver que hoje somos respeitados e estamos no lugar que merecemos estar no quadro de medalhas. Que o exemplo de nossos atletas alcance ainda mais a juventude brasileira, para que percebam os benefícios de uma vida pautada pelos valores olímpicos”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.

“As metas do COB foram atingidas: número de vagas olímpicas, tanto atletas quanto equipes, número total de medalhas e de ouro. Também nos consolidamos entre os três principais países no quadro de medalhas. Conseguimos pela segunda vez ficar em segundo lugar. Então nossos objetivos foram alcançados, o que nos deixa estimulados e confiantes para os Jogos Olímpicos de Paris”, afirmou Rogério Sampaio, chefe da missão brasileira na capital chilena.

A evolução do Brasil nos Jogos Pan-americanos deu um salto nos últimos ciclos: Em Mar del Plata 1995, o país ficou em sexto lugar, com 18 ouros. Em Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003, foi quarto colocado. Com os Jogos em casa, no Rio 2007, veio uma sequência de terceiras colocações (também em Guadalajara 2011 e Toronto 2015). Nos Jogos de Lima 2019, o Time Brasil chegou à segunda colocação, com mais dificuldades do que apresentou na campanha em Santiago 2003.

“O que me deixa mais satisfeito com o nosso resultado é ver a evolução de modalidades que até então nem em Jogos Pan-americanos a gente conseguia resultados satisfatórios. Em Santiago a gente teve muitos carros-chefes, como o boxe e a ginástica, para citar alguns. Mas ver o crescimento de outras modalidades reflete diretamente no quadro de medalhas. Esse é o nosso objetivo principal, trazer os resultados e medalhas e ver os atletas no alto do pódio”, disse o vice-presidente do COB, Marco La Porta.

Com informações do COB.

25
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil

Notícias relacionadas:

Botafogo vence Atlético-MG por 3 a 1 e conquista título inédito da Libertadores
Esporte
Botafogo vence Atlético-MG por 3 a 1 e conquista título inédito da Libertadores
Fortaleza enfrenta o Vitória pela 36ª rodada da Série A neste domingo (1º)
Esporte
Fortaleza enfrenta o Vitória pela 36ª rodada da Série A neste domingo (1º)
Mãe do pequeno Gui compartilha a reação do filho ao descobrir sua indicação ao prêmio The Best: 'Ele ficou muito emocionado'
Esporte
Mãe do pequeno Gui compartilha a reação do filho ao descobrir sua indicação ao prêmio The Best: 'Ele ficou muito emocionado'
Deusmar Queirós lança mascote do Tirol que estreia na Série A do Campeonato Cearense em 2025
Esporte
Deusmar Queirós lança mascote do Tirol que estreia na Série A do Campeonato Cearense em 2025
logo-urbnews-redondo