A reunião do diretório estadual do PDT, antecipada para a manhã desta quarta-feira (8), foi marcada por pedidos de autorização de diversos parlamentares para deixar a legenda. Cerca de 13 deputados entre estaduais e federais, repetiram o feito por Evandro Leitão e pediram para deixar o partido sem correr o risco de perder o mandato com o uso da carta de anuência.
O grupo que é liderado pelo senador Cid Gomes (PDT) aprovou com unanimidade os pedidos e segundo explicou ele próprio, o martelo será batido na Justiça.
“É um número significativo de pessoas que pedem ao Diretório, e o Diretório compreendeu, coletivamente, que há razões de sobra para dar a essas pessoas a carta de anuência, se a perseguição é o coletivo, ela acaba se individualizando”, disse.
Momentos anteriores à reunião, Cid em declaração à imprensa afirmou que o grupo vem sendo desrespeitado, por outra ala do PDT, ligada ao deputado federal André Figueiredo e que também defende que o comando da sigla no Ceará esteja em suas mãos.
“Nós somos um grupo majoritário no PDT do Ceará que não está sendo respeitado, que passou a ser desrespeitado e que, de alguma forma, tem sido até humilhado em várias oportunidades, mas se tiver de haver alguma separação, pelo meu gosto, será uma separação amigável”, disse.
Ao todo, incluindo Evandro Leitão, foram 10 deputados estaduais titulares, 4 suplentes de deputados estaduais, 4 deputados federais titulares e 2 suplentes de deputados federais que pediram para deixar a legenda.
Veja lista de pedetistas que pediram para deixar o partido:
Deputados federais
Eduardo Bismarck
Idilvan Alencar
Mauro Filho
Deputados estaduais
Evandro Leitão
Guilherme Landim
Jeová Mota
Lia Gomes
Marcos Sobreira
Oriel Filho
Osmar Baquit
Romeu Aldigueri
Salmito
Sérgio Aguiar
Vereadores
Ana Paula Brandão
Júlio Brizzi
Suplentes
Helaine Coelho
Nilson Diniz
Leônidas Cristino (em exercício)
Bruno Pedrosa (em exercício)
Antônio Granja (em exercício)
Guilherme Bismarck (em exercício)
Tin Gomes