MENU

Beach Park abre novo parque ‘Arvorar’ em 2024; Saiba tudo sobre a atração

O parque imersivo promete uma experiência de entretenimento através da educação ambiental, em um espaço de conexão com a natureza.
A ideia do Parque Arvorar é criar entretenimento com base na educação ambiental e na conservação de espécies. (Fotos: Divulgação)

O Beach Park, um dos principais destinos turísticos do Ceará e da América Latina, vai ganhar um segundo parque, previsto para abrir ao público no primeiro semestre de 2024: o Arvorar. Com mais de 20 atrações, o espaço pretende promover educação e consciência ambiental de forma divertida. O lançamento da atração aconteceu nesta quarta-feira (8), em evento para convidados.

O novo empreendimento do Beach Park Entretenimento também se encontra no município de Aquiraz (CE), no bairro Vila Terra Brasilis — a 25 minutos do complexo Beach Park e de Fortaleza. Nele, visitantes de todas as idades poderão aprender sobre a importância do bem-estar animal e da biodiversidade, por meio de experiências lúdicas.

De acordo com o CEO Murilo Pascoal, o Arvorar teve um planejamento de três anos, e foi pensado ainda na pandemia. A ideia é criar entretenimento com base na educação ambiental e na conservação de todas as espécies lá presentes, impactando positivamente a sociedade e atendendo a todas condições exigidas em lei para manejo e suas respectivas medidas higiênico-sanitárias e de bem-estar animal.

“O crescimento dos números de apreensão de animais no Ceará também nos impulsionou a criar um equipamento que pudesse receber esses pássaros, para que possam ser cuidados com a devida estrutura, contribuindo para a reabilitação, com chances bem maiores de retornarem à Natureza. Aliamos isso ao que sabemos fazer melhor, que é criar momentos felizes”, diz Murilo Pascoal.

Saiba mais sobre o empreendimento:

Espaço e principais atrações

Logo na entrada do Parque Arvorar, o público será recebido por um grande portal em formato de Jandaia, ave símbolo do Ceará, esculpido pelo artista cearense Narcélio Grud, que marcará o início do passeio.

Um circuito de trilhas aéreas com desafios e escorregadores e um grande redário darão ao público a oportunidade de brincar ou descansar perto da copa das árvores, criando momentos de conexão com a natureza.

Ponto central do Arvorar, a torre em formato de ninho de pássaro, onde cada um de seus quatro andares contará curiosidades sobre nossa fauna e flora, dará uma visão 360 graus do parque e dos seus arredores.

Como atração principal o Arvorar terá 3 grandes aviários de imersão, com área total de 3 mil m2, onde o público poderá observar, em um trajeto monitorado por educadores ambientais, cerca de 250 animais, reunindo aves da fauna brasileira, além de outras espécies como alguns répteis e pequenos mamíferos.

Anfiteatro, playgrounds, restaurante, diferentes tipos de visitas guiadas e janela com vista dos bastidores – onde será possível observar as atividades do corpo técnico do parque, como nas áreas de maternidade, bem-estar animal e nutrição – completam as atrações.

Refauna Arvorar

Além do entretenimento como forma de educação ambiental, o Parque Arvorar também se dedicará a ser um equipamento voltado a construir pontes entre a comunidade científica e público em geral, com o desenvolvimento de soluções ambientais com impacto positivo.

Com uma infraestrutura para cuidar, contribuir com a reabilitação e permitir que alguns animais tenham a oportunidade de voltar à Natureza, o parque já iniciará suas atividades com o projeto Refauna Arvorar, iniciativa de repovoamento de aves nativas do Ceará ameaçadas de extinção, em parceria com as ONGs Associação Caatinga e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).

O Refauna Arvorar dará início ao trabalho de conservação, no município de Aquiraz, com a espécie Jandaia-verdadeira (Aratinga jandaya). Em seguida, o trabalho continua com a espécie Periquito Cara-Suja (Pyrrhura griseipectus), para repovoamento na Reserva Natural da Serra das Almas, em Crateús, mantida pela Associação Caatinga.

“É propício que o projeto inicie com as jandaias verdadeiras. E a experiência adquirida com esses primeiros passos trará o ensejo para repatriar papagaios, araras, guarás e até mesmo os flamingos que há muito tempo desapareceram do solo cearense”, avaliam Sandino Moreira, Weber Girão e Fábio Nunes, biólogos parceiros do Projeto Refauna Arvorar.

Bem-estar animal e retorno à natureza

Para desenvolver o trabalho de atendimento ao público e aos animais, o parque contará com uma equipe multidisciplinar, com 64 colaboradores entre veterinários, biólogos, zootecnistas, educadores ambientais, cuidadores dos animais, além de equipes operacional e administrativa.

A grande maioria dos animais será encaminhada ao parque via Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE), órgão responsável pela destinação da fauna apreendida e resgatada do tráfico de animais. O local irá contar com estrutura para atendimento dos animais, podendo realizar procedimentos como exames de sangue, ultrassom e raio-x, atuando como ponto de apoio no cuidado com a fauna local.

“No Parque Arvorar, os animais provenientes de apreensões, vítimas de tráfico e maus tratos serão tratados físico e comportamentalmente antes de irem para os aviários. Aqueles que estiverem aptos à soltura serão encaminhados para instituições parceiras para serem devolvidos à natureza, após reaprenderem a voar, exercitar a musculatura, formar bandos e reaprenderem a sobreviver. Tudo vai depender da nossa avaliação técnica diária juntamente com os parceiros do projeto Refauna”, explica a zootecnista Leanne Peixoto, gerente do parque,

“Nosso propósito não permite que um animal fique a vida toda no parque tendo condições de retornar. Se ele tiver condições de viver na Natureza, iremos trabalhar para isso acontecer”, complementa. O Arvorar terá a capacidade de receber animais de qualquer parte do Brasil, prioritariamente da fauna silvestre, valorizando nossa biodiversidade, respeitando as instalações adequadas e executando todos os protocolos sanitários exigidos.

“As espécies serão alocadas de acordo com o porte e ambientação de cada aviário. É visto o tipo de vegetação, tipo de solo, tamanho da cobertura vegetal, altura das árvores, etc. A composição dos aviários busca sempre o mais próximo do habitat natural destas espécies”, conta a gerente Leanne Peixoto.

O parque também terá modalidades de visita guiada, atendendo grupos e escolas mediante visitas agendadas, e visitas técnicas para universidades ou instituições interessadas no projeto. Há previsto, ainda, eventos sazonais para o público, envolvendo peças teatrais, atividades lúdicas inclusive em datas comemorativas como Páscoa, Dia das Crianças e Dia dos Animais.

Experiências educativas

O Parque Arvorar está localizado num ambiente de mata de tabuleiro – zona de transição que reúne ecossistemas dos biomas da caatinga, cerrado e mata atlântica – na beira da Lagoa do Mato, em Aquiraz, com 20 mil m2 de tamanho. Uma das árvores de destaque do Parque é o cajueiro, uma planta tipicamente nordestina. O plano de ocupação visou manter a vegetação original, com os espaços administrativos funcionando em contêineres pré-fabricados.

O parque oferecerá ao público atividades de lazer, bem-estar, educação e conservação, a fim de promover uma experiência surpreendente, com vivências divertidas que estimulem o aprendizado contextualizado e investigativo sobre a natureza brasileira. No parque, os visitantes poderão observar os animais e plantas, conhecer mais sobre as espécies e suas particularidades, além de praticar atividades ao ar livre e desfrutar de momentos únicos com a família

Para mais informações acesse o site: parquearvorar.com.br

34
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

WhatsApp Image 2024-10-04 at 15.27.24
Ceará
Eleições 2024: Saiba o que abre e o que fecha neste domingo (6) em Fortaleza
pabllo vittar e taty girl sao confirmadas no reveillon de fortaleza
Ceará
Pabllo Vittar e Taty Girl são confirmadas no Réveillon de Fortaleza 2025
viaturas
Ceará
Governo do Ceará entrega 41 viaturas e 150 bicicletas para diversos órgãos do estado
Confira os trechos próprios para banho neste fim de semana em Fortaleza
Ceará
Confira os trechos próprios para banho neste fim de semana em Fortaleza
logo-urbnews-redondo