Neste mês de novembro, os olhares do setor comercial voltam-se para um dos eventos mais aguardados do ano: a Black Friday. Em Fortaleza, a expectativa é de que 44,1% dos consumidores estejam dispostos a ir às compras nesta data, com potencial de faturamento de R$ 350 milhões no comércio varejista online e físico da Capital.
Os dados são da Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para Black Friday 2023, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará. Segundo o órgão, a estimativa mantém este evento de compras como o terceiro mais importante para o varejo.
O órgão ressalta que, neste ano, a Black Friday será no dia 24 de novembro e, diferente do ano passado, quando o evento coincidiu com o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, não haverá concorrência na atenção do consumidor, de modo que se projeta um crescimento nominal de 11,1% no faturamento total.
A concentração de promoções é o fator mais percebido pelo consumidor – citado por 73,9% dos entrevistados – como oportunidade para compras necessárias com desconto. De modo geral, 46,4% dos consumidores pretendem comprar mais produtos que no ano passado, contribuindo para o aumento significativo no faturamento projetado para a data.
Perfil de consumo
No perfil do consumidor que pretende ir às compras – 44,1% dos entrevistados já confirmaram essa intenção – há preponderância do grupo de sexo masculino, com 45,9% de resposta afirmativa, com idade entre 21 e 35 anos (54,5%) e no estrato de renda mensal familiar de mais de dez salários mínimos (60,8%).
O grupo com maior intenção de compras é liderado pelos homens (46,7% pretendem consumir mais de R$ 1.000), na faixa etária superior a 36 anos (52,5%) e com renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos (73,3%). Os mais entusiasmados pretendem comprar mais de três produtos (32,0% dos entrevistados), levando o gasto médio por consumidor para R$ 452.
O consumidor buscará parcelar suas compras, com 61,2% dos que pretendem comprar afirmando esse desejo. Dessa forma, o cartão de crédito (59,4% de citação) e o crediário (1,6%) serão usados como forma de viabilizar o parcelamento. Pagamentos à vista (dinheiro, Pix ou cartão de débito) foram citados por 38,8% dos entrevistados.
A pesquisa mostra ainda que a procura se concentra em seis categorias principais de produtos: eletrodomésticos (31,7% de intenção de compra), roupas e artigos de vestuário (28,8%), calçados (20,5%), eletrônicos (16,2%), artigos e utensílios domésticos (13,4%) e aparelhos de telefonia celular e smartphones (11,9%).
Com informações da Fecomércio-CE.