Fortaleza se prepara para receber 2024 com uma grande festa no Aterro da Praia de Iracema. Com três dias de programação, o Réveillon 2024 já é considerado um dos maiores realizados na capital e conta com mais de 15 atrações de diferentes estilos musicais. O evento, que promete impulsionar a economia e atrair turistas e fortalezenses, também é aguardado com alta expectativa pelos comerciantes locais, que esperam conquistar uma renda extra no final de ano.
Para incentivar a geração de renda, a Prefeitura de Fortaleza concedeu autorização para 740 vendedores ambulantes trabalharem com o comércio de lanches e bebidas durante os dias de festa. Desse total, 185 irão atuar de forma fixa em locais estabelecidos pela Secretaria Executiva Regional (SER) 2, e 555 de maneira itinerante, na área do evento. Com as autorizações concedidas, os pequenos comerciantes podem exercer as atividades de maneira regular, ordenada e cumprindo normas de segurança.
Expectativa alta
Beth Nascimento é uma das comerciantes autorizadas e que irá trabalhar nos três dias de evento. Há oito anos ela vende, diariamente, lanches e bebidas no Aterro da Praia de Iracema e está com alta expectativa para a festividade. “A gente passa o ano inteiro esperando e se programando para o Réveillon. Nós acabamos de sair de uma pandemia em que nós sofremos muito e agora, com essa festa de três dias, vai ser muito bom para arrecadar uma renda a mais. Já venho investindo e me organizando para trabalhar nesse evento, que é o mais esperado do ano”, diz.
Já acostumada a trabalhar em outros eventos, a comerciante espera aumentar em quatro vezes as vendas e, para isso, vai contar com a ajuda da família para auxiliar nas atividades. “O Réveillon tem um diferencial que é o movimento maior de turistas e de fortalezenses. Eu invisto todo o dinheirinho que venho arrecadando ao longo do ano, mas o retorno é certo. Comigo vão trabalhar mais quatro pessoas, que são meus filhos e meu marido”, salienta.
A expectativa para este ano é um aumento da receita gerada pelo evento, superando o valor de R$ 3,4 bilhões de 2022, além de um incremento de 10% no número de turistas em relação ao último Réveillon, atraindo mais de 600 mil pessoas. Beth Nascimento espera ser uma das beneficiadas pelo incremento da economia e já faz planos. “Espero conseguir me aliviar financeiramente e poder descansar um pouquinho, viajar e tirar uns dias de férias”, pontua.
Capacitação
Todos os vendedores ambulantes autorizados para o Réveillon de Fortaleza participaram de capacitação promovida pela Vigilância Sanitária de Fortaleza sobre questões relacionadas à segurança, higiene alimentar e descarte correto dos resíduos sólidos gerados. A capacitação tem validade de um ano e, durante esse período, os vendedores estão aptos para trabalharem em eventos, conforme orientação da SER 2.
O vendedor ambulante Isaías Alves revela que faz questão de participar de todas as capacitações ofertadas para aprimorar o atendimento ao público e conseguir fidelizar a clientela. “Eu já participei de muitas capacitações, mas sempre que aparece uma nova eu gosto de participar. A gente nunca sabe de tudo, sempre aparecem novos assuntos e nós precisamos buscar estar atualizados. É segurança para mim e para os meus clientes”, frisa.
Isaías trabalha com a venda de espetinhos e pratinhos de comidas típicas há 15 anos e, para o Réveillon deste ano, já começou a abastecer o estoque de produtos com antecedência. “A produção precisa aumentar bastante para dar conta da demanda. Eu já comecei a comprar frango e carne, por exemplo, em quantidades maiores do que as de costume e já vou colocando tudo em ordem para facilitar nos três dias”, destaca.
Com o aumento do faturamento, o vendedor ambulante espera investir o arrecadado em outros eventos. “A renda que eu vou conseguir nesses três dias vai chegar em uma boa hora porque eu vou conseguir pagar minhas contas e já vou conseguir me preparar para o Pré-carnaval e para o Carnaval, que já começam em breve. É um movimento muito bom para mim e para toda a minha família”, comemora.
Réveillon 2024
Com três dias de festa, o Réveillon de Fortaleza acontece de 29 a 31 de dezembro e o cantor Roberto Carlos fará a abertura do evento, com show na sexta-feira (29/12), às 20h. Os outros dois dias seguem com apresentações de mais artistas renomados, com início a partir de 18h.
Estão previstas mais de 15 atrações, com grandes nomes já confirmados, dentre eles, Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Titãs, Marisa Monte, Alok, Péricles, Luísa Sonza, Marina Sena, João Gomes, Wesley Safadão, Xand Avião, Mari Fernandez, Taty Girl, Bel Marques, Camila Marieta, Murilo Huff e Giovana Bezerra.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza