Os resultados da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já estão disponíveis na Página do Participante. Ao todo, 60 inscritos registraram nota mil na redação, dentre eles quatro estudantes cearenses da rede particular. Em 2022, apenas 18 inscritos em todo país registraram a nota máxima na modalidade.
Da rede pública de ensino, apenas quatro inscritos dentre os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins tiraram a nota máxima.
De início, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou instabilidade, e muitos estudantes relatam que ainda não conseguiram visualizar as suas notas, mas logo os resultados foram lançados para os inscritos.
Em entrevista coletiva sobre a realização do exame, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que houve aumento na participação desses alunos em relação ao ano anterior. Em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio fizeram o exame. Em 2023, esse percentual subiu para 46,7%.
Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). A redação é um dos elementos decisivos da prova para a entrada em instituições e universidades públicas.
Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).