A premiação The Best FIFA, conhecida no Brasil por Melhores do Mundo da FIFA, aconteceu na noite desta segunda (15) em Londres, na Inglaterra e teve como grande protagonista o Brasil. A brasileira Marta, foi a grande homenageada sendo a primeira entre homens e mulheres a ser imortalizada ainda viva.
O futebol feminino terá agora dentro da premiação The Best um prêmio de gol mais bonito, similar ao Prêmio Puskas, prêmio que esse ano foi dado ao brasileiro Guilherme Madrugado por seu gol de bicicleta feito em 2023.
A versão feminina terá como nome Prêmio Marta, em homenagem a brasileira seis vezes melhor do mundo. Em seu discurso no palco do evento da FIFA Marta não escondeu o nervosismo nem a emoção.
“Eu quero que, assim como estou enxergando essa homenagem, quero que todas as mulheres possam enxergar um futuro promissor, onde não seja direcionado somente ao futebol, ao esporte, mas a qualquer atividade. O que a gente busca diariamente é fazer com que o mundo seja melhor para todos, sem distinção, buscar igualdade, respeito”, declarou.
Em seu discurso, Marta ainda citou outras figuras importantes do futebol brasileiro, como Ronaldo, Pelé e Zagallo.
Ronaldo estava presente na noite e subiu ao palco junto com Roberto Carlos, Júlio César, Roque Júnior, Beletti e Cafu para receber o prêmio de Fair Play dado à seleção brasileira por sua luta anti-racismo no caso Vini Jr.
Os prêmios principais de melhores jogadores ficaram no masculino para o argentino, Lionel Messi, que soma agora 8 prêmios, e no feminino para Aitana Bonmatí, jogadora do Barcelona e da seleção espanhola..
“Eu também gostaria de dizer que eu tenho orgulho de fazer parte de uma geração poderosa de mulheres que estão mudando as regras do jogo e do mundo.” Declarou a por duas vezes consecutivas melhor do mundo, Aitana Bonmatí.
Já o prêmio de melhores goleiros ficaram com Ederson, goleiro da seleção brasileira e do Manchester City e com a inglesa Mary Earps atleta do Manchester United.
A cerimônia ainda homenageou figuras do futebol que faleceram na última temporada. O brasileiro Mario Jorge Lobo Zagallo foi um dos eternizados na noite.
Confira todos os vencedores do Fifa The Best 2023:
Melhor jogador do mundo: Lionel Messi (Argentina, PSG e Inter Miami)
Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí (Espanha e Barcelona)
Melhor treinador no futebol masculino: Pep Guardiola (Manchester City)
Melhor treinadora no futebol feminino: Sarina Wiegman (seleção da Inglaterra)
Melhor goleiro do mundo: Ederson (Manchester City)
Melhor goleira do mundo: Mary Earps (Manchester United)
Prêmio Puskás – dado ao gol mais bonito do período: Guilherme Madruga (Cuiabá e Botafogo-SP)
Seleção (masculino): Courtois; Walker, Ruben Dias e Stones; Bernardo Silva, De Bruyne e Bellingham; Messi, Haaland, Mbappé e Vinicius Junior
Seleção (feminino): Earps, Carmona, Bronze, Greenwood; Walsh, Russo, James, Toone e Bonmatí; Morgan e Kerr.
Fifa Fan Award – dado a um torcedor ou grupo de fãs: Daniel “Toto” Iñiguez, torcedor do Colón de Santa Fé
Fifa Fair Play – premia o espírito esportivo de um atleta ou clube: seleção brasileira, por ação contra o racismo