Mais uma edição do tradicional campeonato que já revelou craques nacionais como Gabigol, Neymar, Paquetá e Vini Jr se encerrou nesta quinta-feira (25): a Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida também como Copinha. O time paulista Corinthians bateu o Cruzeiro na final pelo placar simples de 1 a 0 e se consagrou mais uma vez como campeão. Os times cearenses caíram ainda na rodada mata-mata.
Neste ano, quatro times cearenses participaram do campeonato: Ceará, Fortaleza, Atlético/Ce e Floresta. Com exceção do Atlético, todos os outros três passaram para a fase mata-mata. Ceará e Fortaleza passaram como primeiros colocados dos seus respectivos grupos sem perder nenhum jogo na primeira fase, o Floresta, por sua vez, teve dificuldades mas passou em segundo lugar com um empate, uma vitória e uma derrota.
A Copa São Paulo de futebol júnior é o primeiro campeonato de futebol do ano no Brasil. Enquanto os profissionais aproveitam a pré-temporada, os garotos da base participam do campeonato que é a principal vitrine para uma vaga em uma categoria profissional.
Porém na rodada seguinte Ceará e Floresta foram eliminados. O Vozão foi eliminado pelo São Paulo nos pênaltis e o Floresta perdeu de 2 a 1 para o Botafogo/SP. Nesta rodada, o Fortaleza venceu o Internacional por 4 a 0 mas foi eliminado no jogo seguinte pelo CRB. Nenhum time cearense conseguiu chegar às oitavas de final.
Apesar das derrotas, a participação na copinha foi muito importante para os jogadores cearenses. Vários assim que retornaram ao estado se juntaram ao time profissional para o Campeonato Cearense.
Só o Ceará subiu cinco jogadores, o zagueiro Jonathan foi um deles e em entrevista para um veículo de imprensa local, contou um pouco de sua trajetória com o clube.
“Vim para o Ceará ao final de 2021 para fazer os testes e fui aprovado. Foi uma experiência bacana conhecer novos lugares e também aqueles que eu nunca tinha ido. Cheguei no mês de outubro e peguei o final do Campeonato Cearense Sub-17. Depois, subi para o elenco sub-20 e tivemos a Copinha”, relembrou.
Outro que subiu depois de fazer um dos gols mais bonitos da primeira rodada foi o atacante Pablo, de 20 anos. O garoto nascido em Boa Viagem, sertão cearense, joga na base do Vozão desde 2019.
O Fortaleza, por sua vez, subiu três jogadores, entre eles o venezuelano Kevin, destaque do time na Copinha, que já fez sua estreia na vitória do Fortaleza no Campeonato Cearense contra o Horizonte.
O Campeão foi o Sport Club Corinthians Paulista, que conquistou o 11º título na Copinha e sendo o maior ganhador do torneio. Os meninos do terrão, como é conhecido o time de base do Corinthians, venceram o Cruzeiro em um jogo morno pelo placar de 1 a 0 nesta quinta-feira (25).



