MENU

Ceará viu aumento de projetos para pessoas com autismo nos últimos 4 anos

De 2020 para cá, foram apresentadas 13 proposições no Legislativo cearense voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
De 2020 para cá, foram apresentadas 13 proposições no Legislativo cearense voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Foto: Freepik

Desde 2020, o Ceará viu um aumento expressivo de proposições voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É o que mostra o levantamento feito pela UrbNews em plataforma de pesquisa da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). 

Daquele ano até o momento atual, foram apresentadas 13 matérias – entre proposições de autoria de deputados e do governo do estado -, que envolvem desde acessibilidade e inclusão, a homenagem no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado do Ceará – a exemplo da lei 18.200, de setembro de 2022, de autoria da então governadora Izolda Cela, que instituiu o Abril Azul. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado nesta terça-feira, 2 de abril. 

Na capital cearense, vale ainda destacar o Decreto Municipal 15.399, que através da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) disponibiliza gratuitamente a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Conforme noticiado pela UrbNews, a Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão de entrega do documento durante todo o mês de abril, em ação alusiva à data que se comemora nesta terça.

Cenário Nacional

No panorama nacional, algumas leis e diretrizes foram criadas visando proteger e promover os direitos das pessoas com TEA e suas famílias. Desde 2012, pela lei 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo é reconhecido como deficiência para todos os fins legais, intervenção e diagnóstico precoce. A medida pavimentou o caminho para que outras leis voltadas às pessoas com autismo no Brasil pudessem ser criadas, como direito a acompanhante escolar, benefício do INSS e entre outros. 

Em entrevista à UrbNews, a psicóloga e mãe atípica Larissa Gondim, de Fortaleza, conta que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito em termos de implementação e garantia efetiva desses direitos em todo o país.

“Temos bom amparo, porém a execução e fiscalização precária desanima quem anseia por dias melhores para pessoas com autismo. Também preciso frisar, principalmente, a falta de acessibilidade comunicativa. Pouco se fala e se vê em relação às pessoas com autismo que possuem necessidades complexas de comunicação, pessoas essas que aparecem em percentuais assustadores e que estão presas no próprio corpo sem chance de mostrar seus potenciais”, aponta. 

Sobre o cenário local, a profissional pondera: “na minha visão, temos um terreno bem fértil em nosso estado para o acolhimento e inclusão das pessoas com autismo. O fato de termos um movimento do atual governo muito voltado para a infância, na sua visão bem ampla, e nosso ex-governador [Camilo Santana] como Ministro da Educação, já dá um refrigério no aguardo de dias melhores para as crianças, adolescentes com autismo e em consequência um pontapé na transformação social como um todo”.

110
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza

Notícias relacionadas:

Saiba o que abre e o que fecha no Dia de Nossa Senhora Aparecida em Fortaleza e RMF
Ceará
Saiba o que abre e o que fecha no Dia de Nossa Senhora Aparecida em Fortaleza e RMF
“Aqui ficou muito tempo parado”, diz Elmano em entrega do módulo IV do Cidade Jardim, em Fortaleza
Ceará
“Aqui ficou muito tempo parado”, diz Elmano em entrega do módulo IV do Cidade Jardim, em Fortaleza
Segundo informações da Florida Highway Patrol (patrulha da Flórida), o animal foi resgatado, levado a um veterinário local, passa bem e está sob cuidados da polícia (3)
Ceará
Praia no Ceará está entre as 38 brasileiras premiadas com selo internacional Bandeira Azul
Cerca de 14% dos turistas internacionais que desembarcam em Fortaleza são italianos, diz Embratur
Ceará
Cerca de 14% dos turistas internacionais que desembarcam em Fortaleza são italianos, diz Embratur
logo-urbnews-redondo