O vice-prefeito do município de Paraipaba (CE), Aldemir Garcia dos Santos, morreu afogado na manhã deste sábado (27) durante um passeio de caiaque no rio Curu. Garcia, de 40 anos, estava acompanhado de outras duas pessoas e chegou a mostrar o trajeto em tempo real por meio de vídeo nas redes sociais.
O passeio teve início às 7 horas da manhã, e o acidente ocorreu por volta das 10 horas. O grupo saiu de um ponto conhecido como Barragem do Córrego do Mato, no rio Curu, em Paraipaba. A ideia era chegar até o encontro do rio com o mar, já próximo ao município de Paracuru.
Garcia chegou a filmar o ponto onde ocorreu o acidente, a passagem molhada do Poço Doce, e publicou em seu perfil no Instagram. “Vamos já já passar por aqui”, escreveu.
Pessoas que acompanhavam a passagem do político no local testemunharam o acidente. Um dos companheiros de Garcia ainda tentou salvá-lo, mas quase se afogou também e precisou ser hospitalizado. O corpo do vice-prefeito foi retirado da água pela população.
Nos vídeos, ele aparece utilizando colete salva-vidas. “Aqui usamos os equipamentos de segurança, colete, que é para que nós não venhamos a afundar”, destacou.
Garcia da Zabelê, como era conhecido, foi eleito vice-prefeito de Paraipaba em 2020 pelo Partido Liberal (PL). Antes, em 2016, ele foi eleito vereado. Ele deixa filhos e esposa.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), lamentou a morte nas redes sociais e prestou solidariedade. “Recebi com muita tristeza a notícia da morte do vice-prefeito de Paraipaba, Aldemir Garcia, que sofreu, na manhã deste sábado (27), acidente enquanto praticava caiaque no Rio Curu. Toda a minha solidariedade aos amigos e familiares nesse momento de dor”, escreveu.