As severas chuvas, que atingem o Rio Grande do Sul desde o dia 29 de abril, deixaram em seus rastros a destruição em quase 80% do Estado, segundo informações da Defesa Civil. Diante desses dados, cidades, empresas e organizações têm se mobilizado para ajudar a população gaúcha.
Coleta de comida, mantimentos, agasalhos e água potável são algumas da medidas tomadas para tentar apaziguar os danos causados pela água. No Ceará alguns locais estão servindo como pontos de arrecadação e envio das doações.
Pontos de doação e campanha para o RS
Governo do Estado do Ceará:
Os cearenses poderão entregar seus mantimentos em Fortaleza e 18 municípios do Interior. A prioridade é o envio de alimentos não perecíveis e enlatados, água potável, kits de higiene pessoal e de cama, mesa e banho.
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará:
Período de arrecadação: 8 a 17 de maio nos pontos de coleta:
Avenida Desembargador Moreira, 2807 (entrada pela rua Barbosa de Freitas), Anexo 3 – recepção e sala do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC): Avenida Pontes Vieira, 2348 e Sede da Assalce: Rua João Emídio da Silveira, 198 – Dionísio Torres.
Arquidiocese de Fortaleza:
A Arquidiocese de Fortaleza está divulgando a campanha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Região Sul 3. A CNBB destinou a chave Pix 33685686001041, que é CNPJ para que as pessoas possam fazer suas doações.
A Paróquia da Glória, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, está trabalhando em parceria com a Defesa Civil do Estado do Ceará e estão arrecadando água, alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos para serem enviados ao povo gaúcho.
Para doar, basta ir até a igreja localizada na avenida Oliveira Paiva, 905, e deixar a sua doação pessoalmente ou por meio do QR Code disponibilizado nas redes sociais da paróquia.
Central Única das Favelas – Cufa:
A Central Única das Favelas (Cufa) também entrou na rede de solidariedade e está liderando uma mobilização solidária para auxiliar as vítimas. Os esforços da arrecadação tem foco em juntar alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, remédios, água, roupas, calçados e cobertores.
Os cearenses que puderem participar, podem realizar suas doações nas duas sedes físicas da Cufa Ceará. Uma fica no Passaré (rua Regina de Fátima, Travessa 02, n. 3821 – Barroso II) e a outra no Poço da Draga, Centro (rua Gerson Gravdol, nº 106). Outra opção é realizar um pix para doacoes@cufa.org.br.
Aeroportos regionais do Ceará:
As companhias aéreas Gol, Azul e Latam estão recebendo doações para enviar ao Rio Grande do Sul. As doações estão sendo recebidas no check-in do Aeroporto Internacional Pinto Martins.
O aeroporto fica localizado na av. Senador Carlos Jereissati, 3000 no bairro Serrinha, em Fortaleza.
Aeroporto de Aracati
Vila Grega, Pedregal – Aracati
Aeroporto de Crateús
R. Maria de Nazaré Campelo, 1242, Campo Velho – Crateús
Aeroporto de Iguatu
Rua Adeodato, R. Ezaú Matos Cavalcante, s/n, Flores – Iguatu
Aeroporto de Jericoacoara
Cruz, CE
Aeroporto de São Benedito
Estr. da Lagoa – São Benedito
Aeroporto de Sobral
Av. Cmte. Maurocélio Rocha Pontes, 501 – Sobral
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes
Av. Gov. Virgílio Távora, nº 4000 – Juazeiro do Norte