O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou que o Executivo Municipal tem realizado uma operação para enviar ajuda humanitária às famílias vítimas das enchentes de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
No total, serão enviados quase 70 mil litros de água potável, adquiridos por meio de parceria entre Casa Militar, Defesa Civil municipal e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).
Durante o anúncio, David Almeida destacou que a operação visa auxiliar, principalmente, no abastecimento de água potável que, no momento, é uma das maiores necessidades na cidade.
“Fiz contato com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e perguntei qual era a necessidade dele, e ele explicou que a necessidade hoje, na cidade, é água potável.”, afirmou Almeida.
Segundo a Defesa Civil do município – responsável pela separação e acondicionamento das 13.500 garrafas de água de 2 litros, 2 mil galões de 20 litros de água e 500 caixas com 24 copos de 200 ml de água -, o embarque e envio será imediato para Porto Alegre (RS), a partir da Força Aérea Brasileira, partindo da Base Aérea de Manaus.
“A água foi aferida e comprovada a sua eficácia. Então, nós estamos colocando galões de 20 litros, garrafões de 2 litros e copos de 300 ml, para que nós possamos dar essa condição para eles nos lugares mais distantes”, complementou o prefeito.
Doações
As doações iniciaram a partir desta terça-feira e estão sendo concentradas na Casa Militar de Manaus, localizada na avenida Compensa, bairro Vila da Prata, zona Oeste.
“Vamos iniciar a partir de hoje, sob o comando da Defesa Civil, uma campanha de doação de água. Aqueles que queiram nos doar pacotes com águas, com 5, 6 garrafões, essa doação é bem-vinda, para que a gente possa direcionar, posteriormente, para o comando da Aeronáutica”, alertou David Almeida.