O Governo do Ceará lançou a licitação para a escolha da empresa que será responsável pela elaboração do projeto e construção da primeira etapa do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT) nesta quarta-feira (8), durante a sua conversa semana via live nas redes sociais.
“Para nós é um orgulho que o Governo Federal tenha confiado a nós a construção desses alojamentos. A chegada do ITA ao Ceará é mudança de padrão de pesquisa e investimento por aqui. É algo que irá mudar o perfil do nosso estado”, afirmou o gestor estadual.
O valor investido pelo governo federal é estimado em R$ 89,5 milhões, que serão utilizados para contratação dos serviços de elaboração dos projetos básico e executivo, e a construção de um bloco de alojamentos e um bloco com dois módulos de salas de aula.
Caberá à Superintendência de Obras Públicas (SOP) o acompanhamento na elaboração dos projetos e a supervisão das etapas construtivas, seguindo as diretrizes previstas no planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (Dirinfra), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB).
O ITA em Fortaleza será implantado gradativamente, no decorrer de dez anos, com previsão de abertura em 2027. Já a seleção e o vestibular acontecerão neste ano de 2024 – serão inicialmente 50 jovens, 50 alunos nas duas turmas, de Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.
A primeira turma deverá ser acolhida, em 2025 e 2026, no campus de São Paulo. Em 2027, as atividades serão passadas para a unidade do Ceará. Em um primeiro momento, o campus ofertará os dois cursos citados e, posteriormente, cursos de pós-graduação.