O estado do Piauí registrou um aumento de 95,3% de casos de dengue no estado, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi). Os dados compartilhados nesta segunda-feira (13) comparam os números deste ano com os números do mesmo período de 2023.
Neste ano, o Piauí também registrou 9 mortes em decorrência da doença nos bairros Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, João Costa, Manoel Emídio e Teresina, capital do estado.
No mesmo período, no ano passado, foram registradas 4 mortes, sendo registradas nos bairros Baixa Grande do Ribeiro e Sebastião Leal.
Com os dados do boletim a secretaria também compartilhou as medidas que o estado tem tomado com relação aos casos. São elas:
Tratamento focal em todas as sedes dos 224 municípios;
Levantamento de Índice mais Tratamento focal realizada em localidades da zona rural dos municípios;
Ações de Mobilização Social realizadas de forma intersetorial pelos municípios;
Bloqueio de casos suspeitos notificados;
Pesquisa entomológica LIRAa / LIA e
Aplicação de UBV pesado (Fumacê), em municípios com surto de dengue.
Do total de municípios do Piauí, 116 realizaram a pesquisa na modalidade LIRAa, 105 realizaram a pesquisa na modalidade LIA e 3 não realizaram a pesquisa ou não enviaram os dados à Secretaria Estadual da Saúde.
“Considerando os municípios que realizaram a pesquisa, 96 municípios foram classificados como “satisfatório” para a ocorrência de surto/epidemia de arboviroses; 103 municípios foram classificados como “alerta”; e 22 municípios foram classificados como de “risco” para a ocorrência de surto/epidemia de arboviroses”, informou ainda a secretaria.