CORREÇÃO | A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) não oficializou o apoio à reeleição de Roberto Pessoa (União Brasil) à Prefeitura de Maracanaú. Um documento publicado pelo partido nesta segunda-feira (13) lista 31 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e onde a legenda terá candidatura própria ou fará parte de aliança política. O documento, no entanto, cita apenas duas cidades do Ceará: Caucaia (Waldemir Catanho) e Fortaleza (Evandro Leitão).
Um eventual apoio à reeleição Roberto Pessoa em Maracanaú vai na contramão da pré-candidatura do deputado estadual Júlio Cesar Filho (PT), o Julinho, que lançou o seu nome na disputa pelo partido.
O candidato do União Brasil, por sua vez, foi aprovado com 2/3 dos votos do diretório municipal em decisão de março deste ano. Na ocasião, o PT de Maracanaú aprovou uma proposta de resolução garantido, entre outros tópicos, o apoio à candidatura de Pessoa. À época, a decisão foi recebida com protestos e resistência por parte do deputado e pré-candidato.
À UrbNews, Julinho afirmou que entraria com recurso no diretório estadual para anular a decisão. Ele contou também que mantém conversas com o presidente nacional do PT, o deputado José Guimarães, bem como o ministro Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas.
O documento da Executiva Nacional do PT, contudo, reforça que os diretórios municipais ficam autorizados a definir os nomes e concluir as negociações, onde for necessário, para a indicação aos cargos de vice-prefeito. Há também a autorização para eventuais ajustes na chapa de candidaturas proporcionais em função do número de vagas para o PT definidas no âmbito da Federação e para o cumprimento da cota de gênero.
Nesta segunda, foi amplamente noticiado que a homologação da Executiva Nacional incluia a situação de Maracanaú. O prefeito Roberto Pessoa comentou a suposta decisão nas redes sociais. “Uma decisão que une todas as esferas do poder para atender as demandas do nosso povo e fazer uma Maracanaú cada vez mais forte”, escreveu.
Em paralelo, Julinho mantém sua pré-candidatura à Prefeitura de Maracanaú até que haja decisão oficial do PT.
No total, já são 95 municípios com mais de 100 mil com candidaturas homologadas para indicação à Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).
Confira a lista atualizada completa
Matéria atualizada às 18h00