O Brasil estreou com vitória em casa, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira (14), na Liga das Nações de Vôlei (VNL). O time comandado pelo bicampeão olímpico, Zé Roberto Guimarães, venceu o Canadá por 3 sets a 1, com parciais de 26 a 24, 23 a 25; 26 a 24; 25 a 12.
O próximo compromisso do Brasil pela competição será na próxima quinta-feira (16), oportunidade na qual medirá forças com a seleção da República da Coreia a partir das 14 horas (horário de Brasília) com transmissão do canal por assinatura Sportv.
O Brasil já está classificado para as Olimpíadas, mas para várias equipes a VNL significa a última oportunidade de classificação a Paris. Os resultados da primeira fase – 12 jogos ao longo de três semanas – contam pontos no ranking mundial, que definirá as últimas cinco vagas olímpicas do vôlei feminino.
Estreia vitoriosa
O destaque da partida, Ana Cristina, compartilhou a emoção de vencer em casa na estreia.
“Sentimento muito bom. Eu me sinto em casa no Maracanãzinho. Fui cumprimentar minha família, porque nasci no Rio de Janeiro. Não foi uma partida fácil. A gente teve alguma dificuldade, mas foi importante vencer”, disse ao Sportv.
Na partida de estreia na noite desta terça-feira, a maior pontuadora foi a ponteira Ana Cristina com 20 pontos, outros destaques do lado verde e amarelo foram Gabi, 14 pontos, Rosamaria e Diana com 12 cada.
Apesar dos erros de saque que as duas seleções cometeram, explicados pelo fato de ser a primeira partida da temporada de seleções, o Brasil conseguiu emplacar bons ataques principalmente após a inversão do 5 e 1, com a saída da levantadora Macris, que pecou na distribuição das jogadas, e de Rosamaria para a entrada de Roberta (levantado) e Kizy (oposta).