O governo federal deve lançar até dezembro um novo sistema de alerta para chuvas fortes, destinado a moradores do Sul e Sudeste. A iniciativa visa enviar mensagens “pop-ups” e reproduzir sons de sirene através de aparelhos celulares. A expectativa é auxiliar na prevenção de maiores desastres ao alertar a população sobre os riscos ambientais.
Em entrevista ao G1, o superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Gustavo Borges, informou que os primeiros testes serão feitos em dez municípios com índices de pequenas enchentes. Ele também afirma que aparelhos fabricados a partir de 2020 já são compatíveis com a nova tecnologia.
Não será necessário cadastro para que o celular receba as notificações. O aparelho só precisa estar em uma área com cobertura de internet e conectado a uma rede 5G ou 4G. Além das mensagens em SMS, notificações aparecerão na tela dos aparelhos, junto com sons para notificar o suposto risco ao redor.
Pelo menos três operadoras telefônicas, Tim, Claro e Vivo, já finalizaram a engenharia para reproduzir o alerta. Para a implantação definitiva, ainda faltam o treinamento das equipes da Defesa Civil e o plano de comunicação.
Atualmente, os alertas são emitidos pela Defesa Civil apenas por meio de mensagens SMS, sem mais estímulos visuais e sonoros. Porém, o usuário só pode receber a mensagem de alerta se for cadastrar seu CEP de interesse.
“Ocorre que, por exemplo, você tem diversas movimentações, sai de municípios, troca de estado, está em outros locais. Essa é uma fragilidade hoje do SMS, enquanto o cell broadcast [novo sistema] vai identificar todas as pessoas que estiverem naquela região de risco mesmo que você não tenha feito um cadastro e vai disparar a mensagem”, afirmou Gustavo Borges.



