O Dia dos Namorados deve atrair 96 milhões de consumidores às compras em todo o território nacional. A informações são de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas
O estudo ainda revela que 59% dos entrevistados têm a intenção de comprar presentes para a ocasião.
Comparado a o ano anterior, a estimativa indica uma redução de 3,8 milhões de consumidores. Ainda assim, o comércio permanece otimista quanto à data, conforme destaca Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza.
“A pesquisa mostra uma leve diminuição no número de consumidores que planejam fazer compras no Dia dos Namorados deste ano, comparado ao ano anterior. Apesar disso, este é um período de grande relevância para a economia, movimentando não apenas o comércio, mas também bares, restaurantes e até o turismo”, explica.
A pesquisa informa também que 34% dos consumidores esperam gastar mais este ano do que em 2023, 33% pretendem manter o mesmo valor e 18% planejam gastar menos.
Entre os motivos do aumento de gastos para 61% dos entrevistados, principalmente os não casados, é o desejo de comprar um presente melhor, 25% mencionam o aumento dos preços dos produtos e 20% planejam comprar mais presentes.
Os itens mais procurados pelo apaixonados incluem perfumes, cosméticos e maquiagem (39%), roupas (37%), calçados (24%), jantares (20%) e bombons e chocolates (18%).