O Dia de Santo Antônio é comemorado anualmente em 13 de junho, data da sua morte. Considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros, é também conhecido como “Santo Antônio Casamenteiro”.
De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado, preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.
Além disso, o Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações juninas, assim como o Dia de São João e o Dia de São Pedro, que compõem este mês de junho.
A fé em Santo Antônio é reforçada por práticas populares como comer o bolo de Santo Antônio na esperança de encontrar a medalha que, segundo a lenda, trará o par perfeito. E quem nunca colocou a imagem do santo de cabeça para baixo ou tirou o bebê Jesus de seu colo para “forçá-lo” a ajudar na busca pela alma gêmea?
Origem do Dia de Santo Antônio
Santo Antônio, conhecido como Santo Casamenteiro, é amplamente popular em Portugal e no Brasil, cercado por simpatias, folclore e tradições populares.
Ele faleceu em 13 de junho de 1231, tornando-se o dia em que é homenageado. A celebração se consolidou a partir do momento em que ele foi canonizado, em 1232.
Nas igrejas católicas, ele inspira as trezenas, que consistem em 13 noites de orações realizadas por inúmeros devotos, do dia 1º ao dia 13 de junho.
Para a historiografia, Santo Antônio foi uma figura notável de seu tempo. Como frade, ele viajou por grande parte da Europa do século XIII e ajudou a consolidar o papel dos franciscanos.
No Brasil, é uma das festividades da festa junina por influência da cultura portuguesa, uma vez que a tradição foi trazida para cá no período de colonização. Em Portugal, a celebração a Santo Antônio nesta festa remonta ao século XIV.
Confira a programação do Dia de Santo Antônio nas duas principais paróquias que festejam o “casamenteiro” no Ceará:
Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio:
A tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, que ocorre em Barbalha, interior do Ceará, segue com a programação até esta quinta-feira, dia 13 de junho, com apresentações das bandas Rosa de Saron e Pagode Louvação, no Parque da Cidade, a partir das 21h.
Paróquia Santo Antônio de Pádua:
A Paróquia Santo Antônio de Pádua, na Maraponga, realizará no dia 13 de junho a festa do seu padroeiro com a Trezena, às 19h; e Santa Missa, às 19h30. O tema da celebração é “Antônio, palavras de Fogo, vida de Luz”.
Às 18h ocorre a procissão em honra a Santo Antônio, seguida de Santa Missa de encerramento dos festejos, presidida pelo Frei Wilton Rocha, OFMConv, pároco da Igreja Santo Antônio de Pádua.