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Projeto de alunos de escola pública do Pará concorre a prêmio internacional

A partir de agora, até o dia 28 de junho, está aberta a votação pública; o anúncio dos três finalistas acontecerá no mês de setembro
A partir de agora, até o dia 28 de junho, está aberta a votação pública; o anúncio dos três finalistas acontecerá no mês de setembro. (Foto: Divulgação)

Um projeto ambiental de estudantes da Escola Estadual Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, do município de Itaituba, no Pará, foi selecionado entre os 10 melhores do World’s Best School Prizes (Prêmio Melhores Escolas do Mundo) na categoria Ação Ambiental. 

O anúncio foi divulgado nesta quinta-feira (13) pela organização britânica T4 Education. A partir de agora, até o dia 28 de junho, está aberta a votação pública por meio do site (vote.worldsbestschool.org/public-vote-2024). O anúncio dos três finalistas acontecerá no mês de setembro.

“É uma alegria muito grande e uma honra, especialmente nessa categoria Ação Ambiental, pois estamos vivendo um momento histórico do Brasil, do Pará, do mundo, vindo para a Amazônia fazer a COP. Criamos um componente curricular de Educação Ambiental e ter uma escola entre as melhores do mundo é algo fantástico”, disse Rossieli Soares, secretário de Educação. 

Sobre o projeto

A professora Eliude Ramos foi a responsável por desenvolver com a turma do Atendimento Educacional Especializado (AEE), um projeto sobre meio ambiente que coleta e recebe sementes da comunidade e desenvolve mudas de espécies nativas da Amazônia, a fim de ampliar a conscientização de toda a comunidade escolar sobre a preservação da natureza.

Tudo começou com a turma de Atendimento Educacional Especializado (AEE), do Ensino Médio. A escola é rodeada por quatro ipês amarelos. A árvore, reconhecida pela qualidade da madeira, está dispersa por todos os biomas do país. No mês de setembro de 2022, resolveram coletar suas sementes, guardá-las em papel de seda e doá-las como lembrança para quem visitou o  “Brechó – Moda Circular e Sustentável”, realizado na unidade. 

Inicialmente, o projeto ganhou o nome de “Desenvolvimento de mudas de Ipê Amarelo com alunos do AEE”, que funcionava da seguinte maneira: a turma de estudantes surdos e com deficiência intelectual montou no Instagram uma loja virtual com peças usadas, chamada Moda Circular. 

Os alunos surdos usavam a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para falar sobre os detalhes das roupas, as formas de pagamento e os demais sinais necessários para a compra e venda. Com envolvimento de toda a escola em outros projetos com a temática sustentabilidade, foi decidido um dia para a culminância de todos os projetos da escola, a partir disso foi feita a venda presencial em LIBRAS com o apoio da professora Eliude na interpretação dos sinais. Além de ganhar sementinhas de ipê, os visitantes puderam aprender LIBRAS com os estudantes. 

Logo após o evento, os alunos se inscreveram em uma olimpíada estudantil com o tema “Meio Ambiente”, onde produziram bolas de sementes – pequenas esferas feitas de argila, terra e sementes. Essa etapa contou com a participação ativa dos estudantes com deficiência, fornecendo suporte e adaptações necessárias para suas necessidades individuais.

Com as sobras das sementes, foi decidido criar berçários improvisados, feitos de caixas de ovos, caixa de papelão e de isopor para guardá-las. Para plantar as mudas, bem como as bolas de sementes, foi escolhido diferentes lugares: o ambiente escolar, um igarapé perto da escola, uma unidade de ensino infantil e as margens do lago Bom Jardim, localizado no município de Itaituba. 

Os participantes receberam orientações sobre como preparar o solo, cavar buracos, além de terem a chance de jogar as bolas de sementes no meio ambiente, para germinarem. O projeto também abarcou diferentes variedades de sementes amazônicas, como açaí, buriti e jatobá. Ao todo, 280 mudas foram plantadas na região. 

Os estudantes ainda participaram de visitas em instituições que trabalham com sustentabilidade, como o Instituto Federal do Pará (IFPA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). 

Sobre o prêmio

O World’s Best School Prizes foi criado pela T4 Education e apoiado pela Fundação Lemann para compartilhar boas práticas que estão transformando a vida dos estudantes e fazendo diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas. 

O prêmio conta com cinco categorias: Ação Ambiental; Inovação; Superação de Adversidades; Colaboração Comunitária e Apoiando Vidas Saudáveis. Em cada uma, três escolas serão selecionadas como finalistas. Os vencedores de cada categoria serão escolhidos por uma academia de juízes especializados e serão anunciados em novembro.

Com informações da Agência Pará

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