O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virá ao Ceará nesta sexta-feira (12), o que torna essa a sua quarta passagem pelo Estado em 2024. A informação foi confirmada pelo governador Elmano de Freitas (PT) nesta quarta-feira (31), através do seu bate papo semanal nas redes sociais. O chefe de Estado cumprirá agendas oficiais no Porto do Pecém e no Centro de Eventos do Ceará.
Lula dará início às atividades oficiais às 12h, na cerimônia de sanção dos projetos de lei nº 858/2024 e nº 2308/2023. Os textos tratam da instituição do marco legal do Hidrogênio Verde. O presidente também deve sancionar a criação de um Fundo de Investimento em Infraestrutura Social e investimentos para conclusão da ferrovia Transnordestina.
Logo após sua passagem pelo Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, o chefe do Executivo seguirá rumo ao Centro de Eventos do Ceará para participar do processo de ampliação do Programa Pé-de-Meia no Estado. A solenidade também contará com a participação do ministro da educação, Camilo Santana (PT).
O presidente permanece na Capital cearense até sábado (3), para marcar presença na convenção municipal do PT que irá oficializar as candidaturas de Evandro Leitão (PT) e sua vice, Gabriella Aguiar (PSD), à Prefeitura de Fortaleza. O evento começa a partir das 9 horas, no Centro de Formação Olímpica do Ceará (CFO).
Visitas de Lula
A chegada do presidente ao Ceará nesta sexta (2) marca a quarta visita de Lula ao Estado apenas em 2024. A primeira foi em janeiro, quando o mandatário inaugurou a pedra fundamental do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), que tem previsão de chegar às terras cearenses em 2026, na Base Aérea de Fortaleza.
Já a segunda visita aconteceu em abril, quando Lula foi até Iguatu, no centro-sul do Ceará, para visitar as obras da Transnordestina e assinar a ordem de serviço do Ramal do Salgado, além de anunciar outros investimentos para a infraestrutura hídrica.
Em junho, o Estado recebeu a terceira passagem do presidente. Na ocasião, ele anunciou investimentos em educação e saúde em evento no Palácio da Abolição e entregou 416 unidades habitacionais do Residencial Cidade Jardim III, em Fortaleza.