O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT), lançou nesta segunda-feira (2) a segunda fase do programa VaiVem, que oferecerá passagens gratuitas para profissionais de municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) que estão em busca de emprego em outra cidade da RMF.
De acordo com o chefe do executivo municipal, trabalhadores que estão sem emprego desde janeiro de 2023 tem direito ao cartão VaiVem 2ª fase, desde que tenham mais de 18 anos, sejam beneficiários do Bolsa Família, morem na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e estejam procurando emprego em um município da RMF diferente do que moram.
“Cada família beneficiada pelo Bolsa Família poderá cadastrar duas pessoas no Programa VaiVem. Estamos imaginando que a iniciativa beneficiará algo em torno de 47 mil cearenses”, destacou Elmano.
A vice-governadora do Estado, Jade Romero, informou que 58% dos beneficiários serão mulheres. “Essa iniciativa do Governo do Estado proporciona a possibilidade das pessoas buscarem emprego e irem para as entrevistas. É uma política que atende especialmente as mulheres da nossa Região Metropolitana”, frisou.
Elmano destacou ainda que os beneficiários do programa irão receber 10 bilhetes por mês, e poderão usá-los nas linhas de ônibus, metrô e topique. O cartão VaiVem só poderá ser utilizado em dias úteis, entre 8h da manhã e 16h da tarde.
O benefício será concedido por até 6 meses seguidos de desemprego ou se conseguir um emprego formal neste período de tempo. Neste caso, no mês seguinte, o beneficiário deixa de receber.
Como solicitar
Para solicitar o cartão do programa, é necessário ir a uma unidade de atendimento do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), em algum Vapt-Vupt, ou em outro lugar determinado pela Prefeitura de Fortaleza. O cidadão deverá levar RG, CPF, documentos que comprovem que ele recebe o Bolsa Família e a Carteira de Trabalho e Proteção Social (CTPS).
Para saber se o cartão está pronto, o cidadão deve acessar o site oficial da ARCE (www.arce.ce.gov.br) e digitar o CPF para saber em qual fase de produção o cartão se encontra. Assim, quando estiver pronto, o beneficiário poderá ir ao posto do DETRAN que escolheu.
VaiVem
A primeira fase do programa, iniciada em dezembro de 2023, contemplou cerca de oito mil estudantes, que foram beneficiados com a política de passe livre em viagens dentro da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O VaiVem ainda vai ter uma terceira fase para beneficiar as famílias do Ceará Sem Fome. De acordo com a gestão, o programa teve um investimento de cerca de R$120 milhões.