Em comemoração aos 412 anos de sua fundação, São Luís, no Maranhão, oferece uma semana de festas com artistas locais e nacionais. O evento, que começou no último sábado (31), apresenta uma programação diversificada para todas as idades e gostos musicais.
As apresentações acontecem a partir das 18h, na Praça das Mercês, culminando na data de aniversário da cidade, neste domingo (8).
Entre os destaques, estão apresentações de grandes nomes da música nacional, como Aline Barros, Padre Fábio de Melo, Ludmilla, Maneva, Cláudia Leitte e a dupla Maiara e Maraisa.
“Ao longo da programação em homenagem aos 412 anos de São Luís, nós teremos a presença de artistas locais e nacionais, contemplando diversos gêneros musicais, do rock ao reggae, bem como incluímos artistas das vertentes da música gospel, católica e das religiões de matriz africana. Ou seja, é uma programação bem diversificada, como São Luís merece”, destaca o secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary.
Programação
Na terça-feira (3), a Praça das Mercês será palco da Noite do Reggae, com DJs e radiolas de reggae, além das apresentações de Célia Sampaio e Núbia, Donna Marie, Maneva e Kevin Isaacs, filho do cantor Gregory Isaacs.
A Noite do Samba e Pagode acontecerá na quarta-feira (4), com shows do Samba da Tamarineira, Xande de Pilares, Fundo de Quintal e Ferrugem. Na quinta-feira (5), o público poderá curtir Mix in Brazil, Samuel Rosa, Marina Sena e Ludmilla.
Na sexta-feira (6), a Praça das Mercês recebe a Noite do Tambor de Crioula, com apresentações de grupos tradicionais e um show especial de César Nascimento. No palco principal, as atrações serão Taty Girl, Matheus e Kauan, e Joelma.
No sábado (7), as cantoras Fabrícia, Claudia Leitte, Silva e Raphaella Santos comandam a festa. E no domingo (8), dia do aniversário de São Luís, os shows ficam por conta de Erick Andrade, Maiara e Maraisa, Klessinha e Marcelo Falcão.
Segurança
Um rigoroso esquema de segurança será implementado, com reforço na iluminação pública e a instalação de uma central de monitoramento. Torres de apoio acomodarão guarnições da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.
O público passará por revista em todas as entradas, sendo proibido o acesso e a comercialização de bebidas em garrafas de vidro. O espaço dos shows contará com dois postos médicos para atendimento local, ambulâncias e um estande do Juizado de Menores.
Trânsito
Para garantir o funcionamento do trânsito, a Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT) estará presente durante todo o evento, orientando os motoristas e reforçando a sinalização para assegurar a fluidez e a segurança no local.
A “Cidade da Alegria” contará com acessos facilitados pela Avenida Senador Vitorino Freire e pelo Terminal de Integração, este último com entrada exclusiva para quem vier de ônibus. O trânsito de carros na área, assim como o fluxo de ônibus no terminal, continuará normal, garantindo fácil acesso e saída para o público.