O governador Elmano de Freitas assinou um Projeto de Lei Complementar que propõe a criação do Programa Moto Segura Ceará. A proposta prevê, a partir da comunicação instantânea com a polícia, o rastreio de motocicletas roubadas ou furtadas. A proposta assinada nesta segunda (2) agora segue para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Elmano já havia anunciado a novidade há uma semana, como parte do programa Ceará contra o Crime. O projeto, se aprovado, beneficiará entregadores que trabalham com motocicleta e os mototaxistas, que terão acesso ao rastreio para localizar o veículo.
A proposta para o rastreio de motos foi pensada com base no Programa Meu Celular, que segundo o Governo do Ceará recuperou, em cinco meses de projeto, mais de 2.700 celulares roubados ou furtados no estado.
O governador explica que o projeto tem como ideia auxiliar pessoas que trabalham com motocicletas.
“A ideia é que a gente tenha um programa, no Ceará, em que você, que é entregador, que trabalha com motocicleta, que é moto-Uber, ou que, de alguma maneira, tenha a motocicleta como instrumento de trabalho, que tenhamos capacidade de lhe oferecer o serviço para que a sua moto, sendo furtada ou roubada, que a polícia tenha acesso imediato à localização e, com isso, agindo imediatamente, possa prender a pessoa que praticou o crime e recuperá-la”, afirmou.
O chefe do executivo, ainda, afirmou que “o programa busca desestimular o furto e o roubo de motocicletas no Ceará”. Além disso, Elmano afirmou que o projeto ajudará não só os motociclistas mas, também, a polícia militar em seu trabalho, “a melhoria das condições de trabalho da própria polícia, porque usando de tecnologia, será possível rastrear essa moto e devolvê-la ao seu dono”, completou.
Estiveram presentes no momento no Palácio da Abolição: o titular da Secretaria da Segurança Pública e Desenvolvimento Social (SSPDS), Roberto Sá; o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Klênio Sávio; e o Diretor Geral da Academia Estadual de Segurança Pública, Leonardo Barreto, entre outros integrantes da área de Segurança Pública.
O secretário Roberto Sá afirmou que após a lei ser aprovada o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, a Ciops e a Polícia Militar estarão preparados para a implementação do programa. “Estamos todos motivados para, passadas as etapas administrativas e tecnológicas, a Polícia Militar entre em ação e, tomando conhecimento de onde está a motocicleta, buscá-la. Fiquem tranquilos, afirmou.