A capital cearense reafirmou sua posição de destaque ao conquistar o primeiro lugar nacional na categoria Empreendedorismo no prestigiado Ranking Connected Smart Cities 2024, divulgado nesta terça-feira (03), em São Paulo (SP). Além da liderança em empreendedorismo, Fortaleza ascendeu à 16ª colocação no ranking geral, ocupando também a 4ª posição em Tecnologia e Inovação e a 8ª em Mobilidade.
Representando o prefeito José Sarto (PDT), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, esteve presente na cerimônia de premiação.
“Essa é a segunda vez que conquistamos esse reconhecimento, uma vitória significativa para nossa cidade. Isso é fruto das políticas públicas implementadas pelo prefeito José Sarto, com foco na redução das desigualdades. Por meio de iniciativas como o Fortaleza Capacita, em parceria com o Sebrae, e o Fortaleza + Futuro, em colaboração com Senai e Senac, capacitamos mais de 120 mil pessoas. Desde janeiro de 2021, acumulamos um saldo de 123 mil empregos formais, consolidando Fortaleza como a cidade com o maior estoque de vagas da região Nordeste, além de deter o maior PIB da região”, destacou Nogueira.
Durante a cerimônia, o secretário ressaltou ainda o impacto das leis de incentivos fiscais, que transformaram o cenário econômico da cidade, atraindo grandes empresas, especialmente do setor de tecnologia. Ele também enfatizou a importância de projetos como o Meu Bairro Empreendedor, que visa expandir o empreendedorismo para as áreas periféricas de Fortaleza.
“O maior reconhecimento é ver a geração de empregos e a diminuição das desigualdades. Agradeço a todos do Connected Smart Cities por mais uma vez reconhecerem Fortaleza como a primeira em empreendedorismo”, completou.
O Centro de Convenções Frei Caneca recebe, até amanhã, a 10ª edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility. A programação destaca as cidades mais inteligentes do Brasil, com a apresentação do ranking, a entrega do Selo e a premiação Connected Smart Cities, além de reunir finalistas com propostas inovadoras para o desenvolvimento urbano.
Eixo Temático
Além de Fortaleza, outras cidades se destacaram em diferentes categorias: Santos (SP) liderou em Urbanismo; São Paulo (SP) em Mobilidade e Acessibilidade; Balneário Camboriú (SC) em Meio Ambiente; Barueri (SP) em Economia; Curitiba (PR) em Tecnologia e Inovação; Vitória (ES) em Saúde; São Caetano do Sul (SP) em Educação; Santana de Parnaíba (SP) em Segurança; e Niterói (RJ) em Governança.
Selo
Em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, a plataforma Connected Smart Cities desenvolveu o Selo Connected Smart Cities, uma nova ferramenta para incentivar o desenvolvimento e reconhecer boas práticas em cidades inteligentes. O selo avalia as ações e o nível de envolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões, sendo cinco de caráter autodeclarado e uma baseada no desempenho das cidades nas últimas edições do ranking. Este ano, Fortaleza conquistou o nível prata em boas práticas de cidades inteligentes.