O presidente Lula recebeu, nesta quarta-feira (4), no Palácio do Planalto, alunos, professores e diretores de 21 escolas do Nordeste que obtiveram nota 10 no último ciclo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O destaque ficou para o estado do Ceará, que liderou com 15 escolas entre as instituições com a pontuação máxima.
O Ideb avalia o desempenho das escolas e redes de ensino no Brasil, combinando os resultados dos estudantes nas provas de leitura e matemática (Saeb) com as taxas de aprovação, garantindo uma avaliação que integra qualidade de ensino e fluxo escolar.
Durante o evento, Lula elogiou o feito: “O que vocês estão me trazendo aqui é o exemplo de que podemos transformar este país e fazer da educação nossa prioridade. Queremos que o mundo saiba que as crianças brasileiras estudam, vencem na vida, e que o Nordeste não é mais símbolo de atraso, mas sim de desenvolvimento e educação”.
O estado do Ceará teve 15 escolas com nota máxima, Alagoas cinco e Pernambuco, uma. Segundo o Ideb, o Brasil atingiu 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), cumprindo a meta para o período de 2007-2021. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o país registrou 5 pontos, enquanto o ensino médio obteve 4,3; ambos abaixo das metas estabelecidas, que eram de 5,5 e 5,2, respectivamente.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância da colaboração entre estados e municípios: “Todas as 21 escolas que tiraram 10 são do Nordeste. Nosso objetivo é que todas as regiões do Brasil tenham escolas nota 10, e esse é o esforço em que estamos empenhados”.