Neste sábado (7), o Brasil celebra os 202 anos de Independência e contará com uma programação especial em homenagem ao marco. A Avenida Beira Mar de Fortaleza será palco do tradicional desfile cívico-militar que contará com a presença do Governador Elmano de Freitas, tropas militares, Força Expedicionária Brasileira (FEB), além de escolas públicas e privadas.
A programação do dia começará às 7h30, com o governador sendo recebido pelo Comandante da 10ª Região Militar, General Martim Soares Moreno, na sede do Quartel-General da 10ª Região Militar. Em seguida, às 7h45, haverá uma saída em carro aberto para a revista aos participantes do Desfile Cívico-Militar em homenagem ao 7 de Setembro.
O desfile ocorrerá na Avenida da Abolição, e contará com a presença de autoridades e representantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), além de escolas municipais, estaduais e particulares, assim como associações e projetos.
Veja a programação completa:
- 7h15: Dispositivo de desfile pronto;
- 7h30: Chegada do Governador do Estado à Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção (Quartel-General da 10ª Região Militar) e sua recepção pelo Comandante da 10ª Região Militar, Região Martim Soares Moreno;
- 7h45: Saída, em carro aberto, passando em revista aos participantes do Desfile Cívico-Militar 7 de Setembro;
- 8h: Chegada do governador ao palanque das autoridades para o desfile, na Avenida Abolição. Início da solenidade;
- 8h05: Apresentação do Comandante da Parada Militar;
- 8h10: Entrada do Fogo Simbólico;
- 8h30: Início do desfile, com as presenças Força Expedicionária Brasileira – FEB; Escolas Municipais; Escolas Estaduais; Escolas Particulares; Associações e Projetos. Escolas Militares; Tropas Militares (Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, etc), Veículos Militares; e Cavalaria;
- 11h30: Encerramento do desfile.
Mudanças no trânsito
Às 5h30 de sábado (7), serão iniciados os bloqueios para auxiliar a chegada das tropas militares e dos alunos que participarão do cortejo. Em razão do desfile, os motoristas que não irão assistir ao evento devem seguir rotas alternativas. Para quem trafega no sentido Centro-Mucuripe, as avenidas Pereira Filgueiras, Torres Câmara, Canuto de Aguiar, Padre Antônio Tomás e Santos Dumont são recomendadas.
No sentido Mucuripe-Centro, as vias alternativas incluem as ruas Ana Bilhar, Deputado Moreira da Rocha, Tenente Benévolo, Padre Antônio Tomás e Dom Luís.
A área de estacionamento para quem irá prestigiar o evento será nas vias transversais às avenidas Abolição e Monsenhor Tabosa. Já os ônibus que levarão os participantes do desfile deverão ser direcionados para a Av. Abolição, onde farão o embarque e desembarque.
Reforço no transporte público
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai reforçar a frota com 21 veículos adicionais para auxiliar no controle operacional nos terminais de integração, a partir das 6h. A medida visa facilitar o deslocamento da população para o desfile cívico-militar e para as praias. O transporte coletivo funcionará com o esquema de domingos e feriados.
Devido à interdição da Avenida Antônio Justa, entre a Avenida da Abolição e a Rua Leonardo Mota, as linhas de ônibus seguirão itinerários desviados conforme a orientação da AMC.