PUBLIEDITORIAL | Em Fortaleza, assim como em qualquer lugar do mundo, o recolhimento dos resíduos é uma questão crucial para manter a cidade limpa e saudável. Mas você sabia que a Ecofor — uma empresa da Marquise Ambiental, do Grupo Marquise — tem várias formas de coleta de resíduos para atender a diferentes necessidades da capital cearense? Então, vem conhecer!
A coleta da cidade é organizada de maneira a atender eficientemente às necessidades da população, chegando até mesmo aos lugares de difícil acesso. Mas a população precisa estar atenta e colaborar, em especial, colocando o lixo para fora apenas nos dias e horários estabelecidos para a coleta no seu bairro. A coleta passa em cada rua dos bairros três vezes por semana – os dias e horários podem ser consultados neste site.
Em mais um episódio dessa colaboração que é só o filé, a Urbnews convidou o influencer Carlin (@ohucarlin) para dar uma voltinha e mostrar pra gente todas as diferentes formas como o lixo é coletado em fortalcity. Vem ver!
O caminhão coletor é a forma mais tradicional de coleta de resíduos orgânicos em Fortaleza. Caminhões compactadores percorrem as ruas da cidade recolhendo o material das lixeiras dispostas nas calçadas. Os garis, equipados com uniformes e equipamentos de proteção, fazem a coleta manualmente e depositam os sacos de lixo nos caminhões. Assim, é possível coletar grandes volumes de resíduos em várias áreas da cidade.
Mas, para os locais em que o acesso ao caminhão é restrito ou impossível, como ruas estreitas e vielas, há outros meios, como os moto garis que utilizam motocicletas adaptadas com pequenos compartimentos para coletar resíduos.
Existe ainda a figura do Gari Comunitário, uma modalidade que envolve a participação ativa da comunidade na gestão de resíduos. Desta forma, os moradores se organizam para separar os resíduos de forma correta e realizar a coleta, assim, colaborando para manter a limpeza de suas áreas.
Uma outra importante opção para recolhimento de resíduos são as lixeiras subterrâneas, ideais para quem precisa descartar o resíduo orgânico num dia em que não haverá coleta. Fortaleza possui 61 lixeiras subterrâneas instaladas em diversos bairros.
A dona de casa Osana Bernardo separa direitinho seu resíduo orgânico para colocar na frente de casa no dia e hora da coleta da Ecofor. Ela também compartilha o que faz com o resíduo reciclável depois da separação: “Alguns viram artesanato e outros eu levo para o Ecoponto para ter desconto na minha conta de energia, que eu não sou boba”, brinca.
Contribuir com a limpeza da cidade: isso é a maior limpeza!