O soldado Helter Francelino se consagrou como campeão brasileiro de karatê no 31º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, realizado neste domingo (15), no ginásio Ibirapuera, em São Paulo.
O policial militar pertence ao efetivo do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Ele divide sua rotina entre os treinamentos rigorosos da arte marcial e o combate ao crime, conquistando assim, o primeiro lugar na categoria Adulto C 78 kg, enfrentando 43 atletas de todo o país.
Francelino tem mais de uma década de prática na arte marcial e já participou de diversas competições, acumulando títulos e reconhecimento no mundo esportivo. O agente de segurança também foi campeão Norte-Nordeste de karatê na cidade de Feira de Santana, Bahia, sete vezes campeão cearense de karatê e campeão brasileiro em 2016.
“Atualmente estou entre os primeiros colocados do ranking nacional da categoria adulto C nas faixas marrom e preta, com peso acima de 78 kg. Com mais essa conquista, agora estou apto para representar o Brasil em competições internacionais, como é o caso da Suécia em 2025”, afirmou Francelino, em matéria divulgada pela SSPDS-CE.
O soldado enfatizou também que a arte marcial sempre fez parte da sua vida e que o esporte o ajuda a enfrentar os desafios diários da profissão e a manter a disciplina.
“O karatê me ajuda diariamente na minha profissão a respeitar, acima de tudo, o próximo, conter o espírito de luta e na formação do meu caráter. Além disso, me sinto mais seguro em usar as técnicas no serviço para repelir uma possível injusta agressão ou imobilizar e neutralizar uma ameaça a mim e aos meus irmãos de farda”, destacou.