Nesta quarta-feira (18), o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), autorizou a ordem de serviço para a restauração do Farol do Mucuripe, localizado no bairro Cais do Porto, em Fortaleza. O investimento para conclusão da primeira etapa da obra será de R$2.671.900,00, prevista para ser entregue em até oito meses.
O farol velho, como é conhecido, é uma das construções mais antigas de Fortaleza, sendo uma das últimas representações arquitetônicas do século XIX na cidade.
Conforme o chefe do executivo estadual, o equipamento representa a história do povo cearense e de Fortaleza. “É um símbolo que consta na bandeira do estado do Ceará, e é muito importante nós termos aqui um investimento de mais de R$2,6 milhões”, destacou Elmano.
Elmano frisou ainda que, após a revitalização, deseja contar com apoio da comunidade para preservar o equipamento.
“Na medida que a comunidade participa do projeto, ajuda a elaborar, ela também se sente partícipe para manter, e assim conseguirmos efetivamente os ganhos que nós queremos ter aqui no futuro, em relação ao desenvolvimento do turismo não só com o farol, mas com a praia também, a partir dos investimentos que vamos realizar”, disse ele.
Segundo Jonas Dezidoro, secretário executivo da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), o foco da obra será a revitalização e a modernização do Farol, além da inclusão de elevadores e equipamentos de acessibilidade.
“Hoje é a ordem de serviço para que a gente consiga de fato recuperar o equipamento, modernizar e entregar ao povo cearense um equipamento moderno, pronto e que a gente merece. Vocês sabem que o farol está na nossa bandeira, está no nosso brazão, então é um equipamento fantástico”, destacou o secretário.
Ainda de acordo com ele, as obras do Farol do Mucuripe serão divididas em duas etapas: a primeira, de recuperação do equipamento, e a segunda, de urbanização da região.
“Nosso intuito é que, juntamente com a comunidade do entorno, possamos entregar um equipamento bacana e ocupá-lo, de maneira que a gente possa atrair turistas e desenvolvimento para a região”, complementou.
História
O Farol do Mucuripe, construído na década de 1840, é um patrimônio histórico-cultural estadual. A construção foi erguida para ser referência para as embarcações que aportavam na capital cearense.
Apesar do tombamento, o prédio foi interditado pela Defesa Cívill desde 2019, estando em estado de degradação. A Superintendência de Obras Públicas (SOP), inclusive, informou, em janeiro deste ano, que a situação do farol é crítica.