O eleitorado de Fortaleza considera a criação de espaços para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como a proposta mais importante feita por candidatos à Prefeitura da Capital em seus planos de governo. A informação é da última pesquisa Datafolha/O POVO, divulgada no dia 13 de setembro.
A partir desse dado, a Urbnews entrou em contato com as assessorias dos 5 candidatos mais bem colocados à Prefeitura de Fortaleza de acordo com a mesma pesquisa para saber quais são os seus planos em benefício das crianças com TEA. A lista está organizada em ordem alfabética.
André Fernandes (PL)
Criação da “Casa do Autista”
De acordo com o candidato, o espaço será dedicado ao atendimento de crianças autistas e apoio aos pais, oferecendo serviços especializados e suporte contínuo para essas famílias.
Capitão Wagner (União)
Criação da “Cidade do Autista”
Segundo o candidato, o intuito é “transformar Fortaleza em uma cidade de referência no cuidado das pessoas com TEA, por meio de ações multissetoriais”.
- Criação do Centro de Atendimento Especializado a Pessoas com TEA;
- Capacitação dos profissionais da atenção primária para refinar os diagnósticos;
- Garantia do acesso a intervenções terapêuticas;
- Adaptação de Espaços Públicos;
- Suporte para familiares e cuidadores;
- Salinhas do Afeto nas Escolas.
Eduardo Girão (Novo)
Construção de 6 Centros Especializados para Reabilitação de pessoas com deficiência e TEA
Se eleito, o candidato do Novo planeja construir 6 Centros Especializados para Reabilitação de Transtorno do Espectro Autista e Pessoa com Deficiência para as macrorregiões de Fortaleza.
Evandro Leitão (PT)
Criação do “Espaço Girassol”, centro de atendimento e acolhimento de mães e pais atípicos
A principal proposta de Evandro Leitão para as crianças com TEA, caso seja eleito, é a criação do Espaço Girassol que, segundo ele, trata-se de um centro, que estará presente nas regionais de Fortaleza, para acolher e atender mães e pais atípicos e seus filhos com TEA.
“Na minha gestão como prefeito de Fortaleza, vou garantir, por meio do Espaço Girassol, que as crianças desenvolvam suas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras, contribuindo para o exercício da cidadania e a integração às atividades sociais”, disse o candidato.
José Sarto (PDT)
Criação da “Cidade do Autista”
Se eleito, Sarto pretende criar a Cidade do Autista, por meio da parceria já existente entre o Instituto da Primeira Infância (Iprede) e o Projeto Vincular. Conforme a assessoria do candidato, a iniciativa já atende 2.000 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
Outra proposta do candidato do PDT é implantar 5 Centros de Referência Educacionais para alunos com TEA e outras necessidades.