MENU

Profissionais dão dicas de como minimizar os efeitos da fumaça na saúde

Utilizar máscaras e evitar atividades ao ar livre estão entre as recomendações, de acordo com o Ministério da Saúde
São Paulo, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são os estados com o maior registro de queimadas até o momento. Foto: Divulgação

Nas últimas semanas, o Brasil vem enfrentando incêndios florestais que chegaram a um acumulado de 152.383 focos – número 103% maior que o registrado no mesmo período de 2023. Além de afetar a saúde ocular e dermatológica, especialmente entre crianças, idosos e pessoas vulneráveis, os incêndios podem causar impactos significativos na saúde respiratória. 

São Paulo, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são os estados com o maior registro de queimadas até o momento. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), por sua vez, estima que 10 milhões de pessoas foram afetadas diretamente pelos incêndios florestais.

Posto o cenário, a Urbnews separou algumas orientações do Ministério da Saúde e ouviu profissionais sobre como amenizar os efeitos da fumaça na saúde.

Durante esse período, a pasta do governo federal apresentou as seguintes recomendações: 

  • Aumento da ingestão de água e de líquidos, como medida para manter as membranas respiratórias úmidas e, dessa forma, ficarem mais protegidas; 
  • O tempo de exposição deve ser reduzido ao máximo, devendo manter a permanência em local ventilado dentro de casa, se possível com ar condicionado ou purificadores de ar; 
  • Para reduzir a entrada da poluição externa, durante os horários com elevadas concentrações de partículas, as portas e as janelas devem ser mantidas fechadas; 
  • As atividades físicas devem ser evitadas em horários de elevadas concentrações de poluentes do ar, e entre o meio-dia e às 16h, quando as concentrações de ozônio são mais intensas; 
  • As recomendações devem ser seguidas por toda a população e a atenção deve ser redobrada em crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e gestantes.

Cuidados necessários 

Visando o bem-estar diante dos problemas causados pela fumaça e poluição do ar, o médico pneumologista Rodolfo Augusto faz o seguinte alerta: “a inalação de grandes quantidades de fumaça pode levar à inflamação das vias aéreas inferiores e pulmões, com crises de broncoespasmos. Além disso, há uma redução da capacidade de defesa pulmonar, o que pode favorecer infecções.”

O pneumologista ainda incentiva o uso de máscara durante a permanência ao ar livre: “o uso de máscara é uma das medidas efetivas, principalmente as máscaras PFF2/N95, contra o combate às toxinas que a fumaça pode causar ao entrar na via aérea. Assim, sem a devida proteção, essas partículas são capazes de penetrar profundamente nos pulmões e causar inflamação, irritação e outros danos ao sistema respiratório e cardiovascular, além do câncer.”

Impacto na rede farmacêutica

O clima seco e as queimadas têm contribuído também para o aumento de doenças como rinite, asma, bronquite, conjuntivite e ressecamento da pele. Como resultado, as farmácias já estão registrando um aumento considerável da demanda por medicamentos para tratar esses problemas. 

Na Rede de Farmácias Santa Branca, o crescimento por esses tipos de medicamentos aumentou 21,4% nos últimos dois meses em relação ao primeiro semestre de 2024. 

O Dr. Maurício Filizola, presidente da rede farmacêutica, destaca o aumento da procura de medicamentos que tratam as vias respiratórias de um modo geral: “notamos um aumento considerável na venda de medicamentos para tosse, xaropes, soro fisiológico, descongestionantes nasais, além de medicamentos anti-inflamatórios e broncodilatadores”. 

A fumaça gerada pelas queimadas não só agrava a poluição do ar, mas também libera grandes quantidades de dióxido de carbono, intensificando o efeito estufa. Além disso, a destruição da vegetação nativa impacta negativamente a fauna local, reduzindo habitats e elevando o risco de extinção de várias espécies. 

41
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

Design sem nome - 2024-10-03T100547.333
Brasil
Lista de bets liberadas no Brasil é atualizada pelo Governo Federal 
Piloto de Lula declarou urgência logo após decolagem
Brasil
Piloto de Lula declarou urgência logo após decolagem
Governo divulga bets autorizadas a funcionar no Brasil; Esportes da Sorte fica de fora da lista
Brasil
Governo divulga bets autorizadas a funcionar no Brasil; Esportes da Sorte fica fora da lista
Aneel defende taxa extra na conta de luz após queixas de ministério
Brasil
Aneel defende taxa extra na conta de luz após queixas de ministério
logo-urbnews-redondo